ACP-BP

Pub

Marcelo orgulhoso com eCanter e Portugal

| Revista ACP

O Presidente da República esteve no início da produção do eCanter e salientou a importância que isso representa para o País.

Mitsubishi FUSO eCanter

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a produção do camião elétrico eCanter na fábrica da Mitsubishi Fuso no Tramagal "é um orgulho para Portugal" e "é o futuro" das sociedades.

Não estava previsto que o chefe de Estado proferisse qualquer discurso na cerimónia oficial de início da produção do eCanter, mas acabou por falar durante quase dez minutos, afirmando que as alterações climáticas são "um desafio de hoje e do futuro. Sei que outros pensam de forma diferente, mas não é o nosso caso. Esta é realidade, temos de lidar com ela."

Neste contexto, defendendo que é necessário "procurar formas de energia mais limpa," Marcelo Rebelo de Sousa considerou que se deve "valorizar o que tem sido feito aqui e no Japão, por todo o mundo, por esta empresa," e expressou orgulho neste projeto que leva Portugal a produzir a eCanter para a Europa e Estados Unidos.

"Orgulho, porque olhei à volta e vi tantos trabalhadores qualificados, homens e mulheres, portugueses e japoneses, a trabalhar juntos para construir este camião, este eCanter. É um motivo de orgulho para Portugal", disse.

O Presidente da República agradeceu "a cada um dos trabalhadores, jovens e mais velhos, homens e mulheres, pelo que estão a fazer", considerando que o veículo elétrico hoje apresentado representa "o futuro para os países, para as cidades, para as economias, para as sociedades."

O chefe de Estado falou de passagem sobre a situação do país, em tom positivo: "Temos razões para ter esperança e para ter confiança, que é muito mais do que esperança, quando olhamos para Portugal e para o que sofremos nos últimos quatro anos e meio de crise, e como várias empresas enfrentaram e ultrapassaram essa crise."

Marcelo Rebelo de Sousa apontou a Mitsubishi Fuso como "uma empresa que é um exemplo muito bom" do crescimento da economia portuguesa e de investimento, "tanto económico como social."

"Por isso, sinto-me bem, sinto-me muito, muito feliz", concluiu, dando os parabéns à empresa em nome de todos os portugueses.

scroll up