ACP-BP

Pub

Maior armazenamento de energia da Europa foi premiado

| Revista ACP

Os prestigiados T3 Awards distinguiram este ano a Johan Cruijff ArenA, pelo seu programa de energia sustentável.

ArenA 1920

A Johan Cruijff ArenA, em Amesterdão, foi premiada com The Eco Award nos prestigiados T3 Awards 2018 devido ao seu programa de energia sustentável. Combinando o equivalente a 148 baterias do Nissan Leaf, 4.200 painéis solares e unidades de conversão de energia da Eaton, este sistema de armazenamento de energia não só é mais sustentável, como cria uma economia circular para as baterias de automóveis elétricos.

Inaugurado em junho de 2018, o projeto resultou da colaboração entre a Nissan, a Eaton, a BAM, a The Mobility House e a Johan Cruijff ArenA, apoiado pelo Fundo de Clima e Energia de Amesterdão (AKEF) e pelo Interreg.

A ArenA ostenta agora o maior sistema de armazenamento de energia da Europa num edifício comercial, utilizando baterias de segunda vida e baterias novas de automóveis elétricos. O sistema de 3 megawatts e 2,8 megawatts hora proporciona um fornecimento e uma utilização de energia mais fiáveis e eficientes ao estádio, aos seus visitantes, vizinhos e à rede elétrica holandesa. A capacidade do sistema também significa que a energia produzida pelos 4.200 painéis solares no telhado da ArenA pode ser armazenada e utilizada de forma otimizada.

Acolhendo anualmente mais de dois milhões de visitantes, a Johan Cruijff ArenA é um importante protagonista na primeira divisão dos estádios multifunções internacionais. É o estádio do AFC Ajax e palco da seleção nacional holandesa, de concertos, eventos de dança e encontros corporativos.

O estádio e a área envolvente funcionam como um Laboratório Vivo, um ponto nevrálgico onde as inovações são testadas na prática. Os parceiros da Amsterdam Innovation Arena são: Johan Cruijff ArenA, Amsterdam City Council, Amsterdam Smart City, TNO, KPN, KPMG, Huawei, Microsoft, Signify, Nissan, Eaton, Honeywell e BAM.

scroll up