ACP-BP

Pub

Kia bate recorde de produção e recebe prémio de design

| Revista ACP

A fábrica checa da Kia produziu 612 mil motores e 340 mil automóveis e o modelo Stinger recebe prémio de design.

Kia Stinger 2017

A Kia Motors Slovakia produziu em 2016 o número recorde de 612.900 motores e 339.500 automóveis, no que representa aumentos homólogos de 5% e 0,4%, respetivamente. Mais de metade dos motores foram exportados para a HMMC (Hyundai Motor Manufacturing Czech, na República Checa), com o motor Kia 1.7 diesel a representar 24% de todos os blocos produzidos nesta unidade industrial da marca, situada em Zilina, Eslováquia. Os carros de passageiros ali fabricados foram exportados para 95 países em todo o mundo.

A fábrica europeia da Kia produziu seu primeiro veículo no final de 2006 e o carro dois milhões em 2015. A unidade de Zilina é uma das poucas no mundo com a capacidade de fabricar até oito modelos diferentes na mesma linha de produção. Atualmente, representa cerca de 60% de todos os modelos Kia vendidos na Europa.

Stinger distinguido em Detroit

Entretanto, o novo Stinger, sedan desportivo que será lançado este ano no mercado, acaba de se sagrar vencedor do EyesOn Design Award, categoria de Carros de Produção, no Salão de Detroit. Num evento tipicamente dominado pelas apresentações de carros americanos, o Kia Stinger foi um dos grandes protagonistas, quer na atenção dos media internacionais, quer por este galardão, que é atribuído por um júri de profissionais ligados à indústria automóvel. “Temos feito grandes carros e estou orgulhoso de todos eles, mas o Stinger é algo de especial”, comentou Peter Schreyer, Chief Designer Officer da Kia Motors.

Os EyesOn Design Awards são os prémios de design oficiais do Salão de Detroit e distinguem os melhores veículos de produção e concepts a cada edição. Ao envolverem líderes de design da própria indústria automóvel, estes galardões são considerados como uma validação entre pares dos melhores casos de design, sendo expostos em estúdios de design um pouco por todo o mundo.

scroll up