ACP-BP

Pub

Já é conhecido o novo SUV compacto da Skoda

| Revista ACP

O Karoq foi ontem, 18 de maio, apresentado em Estocolmo perante mais de meio milhar de jornalistas de todo o mundo.

Skoda Karoq_1

Este SUV de cinco lugares da Skoda que começa a chegar ao mercado a partir de outubro, vem substituir o atual Yeti e posicionar-se abaixo do Kodiaq, modelo que foi lançado no ano passado.

O Karoq que terá como rivais o Seat Ateca, Volkswagen Tiguan, Nissan Qashqai, Peugeot 3008 ou o Renault Kadjar, é quase uma versão compacta do Kodiaq exibindo um habitáculo que é anunciado como um dos mais amplos da gama embora seja muito parecido com o de outros modelos da marca.

A bagageira do novo modelo também ganhou uma amplitude considerável já que tem capacidade para 521 litros, podendo ser aumentada para 1.630 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Quanto a tecnologias, este SUV tem incorporado um sistema de informação e entretenimento ao qual tem associado um monitor de 6,5 polegadas, nos níveis de equipamento de entrada e de 9,2 polegadas com controlo gestual, nos níveis mais elevados.

O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPLay, garantindo todas as funcionalidades de integração que se vão tornando já correntes, incluindo a Mirror Link, que espelha no monitor as apps e os conteúdos do smarphone e a função de comando à distância de abertura e fecho de portas, verificação do estado do veículo ou de regulação da climatização, entre outros.

Em termos de segurança, o Karoq poderá dispor, como opção ou de série, desde o assistente de estacionamento, à manutenção na faixa de rodagem, passando pelo cruise control adaptativo, detetor de ângulo morto, sistema de travagem anticolisão frontal com detetor de peões, ajuda ao arranque em subidas, reconhecimento de sinais de trânsito e o novo TRaffic Jan Assist, que acelera e trava automaticamente o veículo nos engarrafamentos urbanos.

O Karoq estará disponível com cinco motores, dois gasolina e três diesel, entre os quais o novo 1.5 TSI 150 cv, com sistema de desativação de cilindros.

Nos níveis superiores de equipamento, o Karoq pode ser equipado, como opção, com o seletor de modos de condução com cinco parâmetros: Normal, Sport, Eco, Individual e Snow (Neve 4x4).

scroll up