ACP-BP

Pub

Europa elogia papel de Portugal na mobilidade elétrica

| Revista ACP

Vice-presidente da Comissão Europeia destacou o papel da tecnologia portuguesa no desenvolvimento da mobilidade elétrica.

vice ce_efacec

O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) e comissário da União da Energia afirmou esta semana na Maia que o futuro da indústria automóvel será “limpo”, destacando o papel da tecnologia portuguesa no desenvolvimento da mobilidade elétrica.

“Na Europa precisamos de acelerar a conclusão das infraestruturas para carregar os carros elétricos e acredito que, com esta excelente tecnologia portuguesa, podemos fazê-lo rapidamente e de forma eficiente”, afirmou Maroš Šefcovic, depois de uma visita à Efacec Electric Mobility.

O vice-presidente da CE mostrou-se “impressionado com o rápido progresso no desenvolvimento de novos modelos e sistemas” da área da mobilidade elétrica, nomeadamente no que diz respeito aos carregadores ultrarrápidos. “No futuro, a indústria automóvel será limpa, porque poderemos carregar os carros elétricos quase tão rapidamente como se abastece tradicionalmente nos postos de combustível”, destacou Maroš Šefcovic.

De acordo com o vice-presidente da CE, a visita de hoje à Efacec Electric Mobility serviu para “mostrar o que existe na Europa” em termos de mobilidade elétrica, não só a outros países europeus mas também a “outros concorrentes mundiais”. O responsável vincou que pretende mostrar que a União Europeia é “muito forte na nova área da mobilidade elétrica” e que, graças a esta tecnologia, vai “reduzir dramaticamente as emissões de gás e a poluição do ar”.

Durante a visita, Maroš Šefcovic ficou a conhecer a área de Mobilidade Elétrica da Efacec, bem como os planos de expansão da empresa, que em setembro espera ter concluído um plano de renovação que vai permitir “multiplicar por seis a capacidade de produção”, segundo explicou Ângelo Ramalho, CEO da Efacec.

O referido plano de renovação permitirá “o aumento da capacidade de produção, com um turno, dos atuais 900 carregadores rápidos anuais para os 1.800” e de “600 para cerca de 2.000 equipamentos de carga normal”, descreveram os responsáveis da empresa. “Com o aumento dos turnos de produção, a mesma pode multiplicar por seis face à atual”, acrescentaram.

A Efacec Electric Mobility (EEM) é uma empresa do grupo Efacec Power Solutions e tem como missão desenvolver soluções de energia seguras e limpas para o mercado da mobilidade elétrica. A EEM produz carregadores para veículos elétricos “para os segmentos privado, público, rápido, ultrarrápido e sem fios”, sendo atualmente “um dos líderes mundiais em carregamentos rápidos com produtos em mais de 40 países”, acrescentaram os responsáveis da empresa.

scroll up