ACP-BP

Pub

Continental cria solução de carregamento sem fios

| Revista ACP

O novo sistema desenvolvido é mais fácil, mais seguro e ocupa pouco espaço na garagem ou parque de estacionamento.

Continental

A Continental quer tornar o carregamento de veículos elétricos mais prático e mais acessível. E já desenvolveu uma solução para isso. Trata-se de uma tecnologia de carregamento indutivo que vai apresentar no Continental Tech Show, em junho, e no IAA Frankfurt Motor Show, em setembro.

Este sistema de carregamento indutivo funciona da seguinte forma: a energia é transferida sem fios de uma plataforma de carregamento instalada no solo para uma plataforma de carregamento que foi instalada parte inferior do veículo. O condutor só tem de estacionar em cima da plataforma de carregamento, auxiliado por uma solução de micronavegação inovadora da Continental que ajuda o condutor a perceber que o veículo se encontra na posição correta e confirma que o carregamento começou. Uma solução também prevista para as bicicletas elétricas.

Este carregamento indutivo desenvolvido pela tecnológica Continental tem capacidade para alimentar um veículo elétrico a uma potência que pode chegar aos 11kW, potência essa que a cada minuto de carregamento proporciona aproximadamente um quilómetro de autonomia de condução.

A tecnologia de carregamento indutivo ocupa relativamente pouco espaço na garagem ou no parque de estacionamento em comparação com a tecnologia que usa cabos. A plataforma no solo, que é capaz de suportar uma carga que pode atingir os 500 kg, está localizada ou embutida no chão, tornando o sistema mais fácil de ser integrado em parques de estacionamento pequenos ou em boxes. Em parques de estacionamento públicos (em garagens de estacionamento ou centros comerciais), outra grande vantagem desta tecnologia de carregamento é o reduzido risco de vandalismo.

scroll up