ACP-BP

Pub

Circulação de veículos a diesel ameaçada na Alemanha

| Revista ACP

A decisão vai ser tomada esta quinta-feira, dia 22, por um tribunal federal de modo a tornar as cidades menos poluentes.

alemanha_diesel

Um tribunal alemão vai decidir esta quinta-feira se as cidades daquele país podem proibir a circulação de veículos muito poluentes. Situação que poderá vir a afectar os fabricantes de motores diesel, tidos como os responsáveis emissores de dióxido de azoto, substância que já levou a ameaças de sanções por parte da União Europeia e que é considerada responsável por doenças respiratórias.

Atualmente, são cerca de 15 milhões de veículos a diesel que circulam na Alemanha, estimando-se que em pelo menos 90 cidades os níveis de poluentes ultrapassem os limites impostos por Bruxelas. Esta restrição já foi, aliás, tomada por outras capitais europeias como Paris, Madrid e Atenas ao anunciarem que vão proibir a circulação de veículos a diesel nos centros urbanos até 2025. Em Copenhaga estes veículos recém matriculados também vão ser impedidos de entrar no centro da cidade a partir do próximo ano.

scroll up