ACP-BP

Pub

Branco para citadinos e SUVs, preto para gamas superiores

| Revista ACP

Branco é a cor favorita nos carros novos, seguindo-se o preto com o prateado ou cinzento em terceiro, nas preferências.

vw tiguan

A Axalta, uma das principais fornecedoras de tintas para a indústria automóvel revela o ranking das cores favoritas em 2016, com o branco a liderar as preferências a nível mundial (37%), seguindo-se o preto com 18% das escolhas, 11% pelo prateado ou pelo cinzento e 6% para o vermelho, o azul ou o bege.

Na Europa, o branco também se encontra no top das preferências mas só com 27% dos proprietários de novos automóveis a optarem por esta cor. O preto está também na segunda posição, com 20% das escolhas, enquanto que 17% opta pelo cinzento.

Os mesmos dados revelam ainda que apesar do branco ser o preferido para os automóveis dos segmentos mais baixos (27%) e para quem adquire um SUV (24%), a sobriedade do preto é a principal opção para os modelos dos segmentos intermédios (23%) e para os topos de gama, onde é a escolha de 35% dos clientes.

A Axalta que é um dos principais fabricantes mundiais de tintas comemorou este ano o seu 150º aniversário. O seu legado remonta a 1866, começou a desenvolver as primeiras tintas coloridas para os fabricantes europeus de carruagens, evoluindo mais tarde de modo a satisfazer as necessidades de uma indústria automóvel que começou a prosperar no século XX.

scroll up