ACP-BP

Pub

BMW mostra como serão os habitáculos do futuro

| Revista ACP

O BMW i Inside Future mostra como vão ser os interiores dos automóveis no futuro, que mais se parecem com salas de estar.

BMW i_Inside_Future

No futuro o interior dos automóveis será bem diferente daquilo que hoje conhecemos com algumas marcas a darem-nos uma antevisão de como será viajar a bordo daqui a uns anos. Foi o que a BMW, por exemplo, fez ao apresentar no CES seu mais recente protótipo, o BMW i Inside Future. Trata-se de uma interpretação simples, minimalista e repleta de tecnologia, que transforma o carro numa sala de estar.

O habitáculo foi dividido em dois: um cockpit e, atrás, uma área dedicada aos passageiros, com o conforto a tornar-se cada vez mais uma prioridade. De modo a exibir completamente o interior, o BMW i Inside Future foi exibido em Las Vegas sem uma carroçaria tradicional. Em vez disso, a BMW optou por cobrir por completo as quatro rodas.

Mas o grande destaque foi mesmo a tecnologia HoloActive Touch. Este sistema leva as funções de controlo por gestos disponíveis no Série 5 e Série 7 para outro nível e permite ao condutor aceder facilmente ao ecrã no painel de instrumentos, que se estende a toda a largura do cockpit através de um ecrã virtual a três dimensões na consola central, como se de um holograma se tratasse. Graças a uma câmara, o HoloActive Touch reconhece os gestos do condutor, e emite feedback ao dedos do condutor através de um sensor ultra-sónico.

Outra das novidades é o Personal BMW Sound Curtain, que permite ao condutor e passageiros ouvirem músicas diferentes ao mesmo tempo, sem que consigam ouvir a música uns dos outros com o som a ser emitido a partir do encosto de cabeça.

scroll up