ACP-BP

Pub

BMW Itália leva circuito de Monza para o Saara

| Revista ACP

Filial transalpina da marca germânica não se poupou a esforços para lançar o novo BMW X5 e recriou o circuito de Monza no deserto marroquino.

monza saara

Como fazer quando se quer levar a cabo o lançamento de uma nova versão de um SUV num circuito mundialmente famoso, mas fora de estrada num piso repleto de areia para mostrar todas as capacidades do carro? Fácil! Escolhe-se o circuito, copia-se cada curva e reta aos mais ínfimo detalhe, e depois implementa-se a pista à escala 1:1 em pleno deserto.

Foi exatamente isso que a BMW Itália fez para o lançamento do novo BMW X5, recriando os 5.793 metros do mundialmente famoso circuito de Monza no deserto do Saara, mais concretamente em Merzouga, Marrocos.

Foram necessárias duas semanas, mais de 50 pessoas – nas quais se incluíram engenheiros, agrimensores, técnicos e pilotos – para tornar realidade um projeto incrível onde o detalhe da cópia não se limitou à distância e localização de cada curva, reta e chicane, mas também ao raio e inclinação de cada curva.

Durante nove dias, quatro bulldozers e quatro camiões escavaram 24 metros cúbicos de cada vez para prepararem o solo e remover a areia em excesso. Enquanto isso, duas niveladoras e dois compactadores definiram a compactaram a pista. No total, foram movidos mais e 3.500 metros cúbicos de terra para dar vida a esta pista de Fórmula 1 e MotoGP nas areias do deserto.

O trabalho monumental culminou com o novo BMW X5 a enfrentar o circuito Monza Saara depois de um périplo por etapas pela Europa.

scroll up