ACP-BP

Pub

Audi A8 com nível 3 de condução autónoma

| Revista ACP

O modelo vai estrear o nível 3 de condução autónoma, que em Portugal aguarda por legislação que permita a sua prática.

O novo Audi A8 que deverá chegar ao mercado no final do ano pode tornar-se no primeiro modelo de produção a dispor de nível 3 de condução autónoma.

O recurso de nível 3 do Audi irá operar a velocidades inferiores a 60 km/h em condições de tráfego congestionado em vias de circulação delimitadas fisicamente em relação ao sentido contrário (por exemplo autoestradas que têm separadores centrais).

Neste nível, o condutor poderá ler um livro, navegar no tablet ou responder aos emails. Não será contudo permitido dormir ao volante já que haverá situações em que o sistema pedirá a atenção do condutor - perante uma situação de difícil avaliação, o sistema dará entre oito a dez segundos ao condutor para ele próprio avaliar a situação e retomar o controlo do volante.

Este sistema de condução autónoma no Audi A8 não estará ativo no momento da sua chegada ao mercado já que ainda não existe legislação específica para regular este tipo de questões relacionadas com a condução autónoma.

A Alemanha deverá ser o primeiro país a ter legislação que permita os níveis 3 e 4 de condução autónoma - a nova lei deverá ser aprovada pelo Senado alemão brevemente.

scroll up