Apple Car a caminho?

|AUTOCLUBE

O tema não é novo para a empresa de Cupertino, que pode estar prestes a surpreender o mundo com um “i” com quatro rodas, em vez de teclas e ecrãs táteis.

iCar01

As primeiras incursões da Apple pelo mundo dos automóveis remonta a 2014 com o Titan, um projeto desenvolvido com a condução autónoma em mente. E, como é sabido, a marca criada por Steve Jobs, apesar de não levar à luz do dia todos os projetos que desenvolve, não tem por hábito embarcar numa aventura tão relevante sem, um dia, a concretizar e arrebatar o mercado.

Aliás, as notícias vindas a público no final de janeiro passado sobre a ligação da Apple ao consórcio Hyundai/Kia para o desenvolvimento e produção de veículos autónomos são apenas mais uma evidência do que pode estar para vir.

Mas o piscar de olhos da Apple ao sector automóvel não se fica por aqui, com a marca a ter revelado na Worlwide Developers Conference de junho do ano passado novas funcionalidades na App Mapas que visam ajudar a localizar postos de carregamentos de veículos elétricos em função da marca do carro que se tem, ou a nova funcionalidade do iOS14 que converte o iPhone na chave dos novos BMW.

Agora, Tim Cook levou mais um véu sobre o que pode estar para vir numa entrevista dada ao podcast Sway na qual, sem revelar o mais pequeno detalhe, falou de carros autónomos considerando que a “tecnologia de autónomos é fundamental.”

“Se dermos um passo atrás, um carro, de certa forma, é um robot. Um carro autónomo é um robot. E há muitas coisas que se pode fazer com autonomia,” disse.

Mas não foi tudo. Cook deixou no ar um provocador “Vamos ver o que a Apple faz.” É certo que a frase foi seguida de um pequeno balde de água fria: “Estudamos muitas coisas a nível interno. Muitas delas nem veem a luz do dia. Não estou a dizer que uma não verá.”

Contudo, o que pode ter sido mais revelador foi uma outra declaração que proferiu e na qual admitiu: “Adoramos integrar hardware, software e serviços, e encontrar a interseção entre esses pontos, pois é aí que a magia ocorre. É isso que adoramos fazer. E adoramos deter a tecnologia primária à volta de tudo isso.”

Com tudo isto em linha de conta, e não esquecendo que a Tesla consegue uma margem de lucro de 24% nos seus automóveis, é bem possível que a marca da maçã acredite que consegue fazer melhor, o que tenho mesmo encontrado a fórmula para tal e a mantenha em segredo por agora.

O que é certo é que, sejam carros autómatos para serviços de táxi, ou veículos elétricos com capacidade de condução autónoma para serem conduzidos pelo público em geral, este é um caminho que parece ser incontornável para a Apple. E a julgar pelos vários memes que já circulam na net, são muitos os que estão desejosos para ao iMac, iPad, iPhone, iPod e iWatch, um iCar.

scroll up