ACP-BP

Pub

Aos 14 anos inventou o fim dos ângulos mortos

| Revista ACP

Chama-se Alaina Gassler, não conduz, mas conseguiu resolver o problema da falta de visão para os condutores criado pelo chamado pilar A, com uma solução simples e barata. 

pilarA-840

Usando de tecnologia relativamente barata e prontamente disponível que se pode encontrar em qualquer loja de eletrónica, Alaina Gassler, uma inventora de 14 anos de West Grove, Pensilvânia, nos Estados Unidos, criou uma maneira inteligente de eliminar o ângulo morto criado pelos grossos pilares ao lado do pára-brisa dos carros, como pode verificar neste vídeo:

Gassler é demasiado jovem para ter carta de condução e nunca experimentou a frustração de guiar e sentir os problemas criados por esses pilares, mas tal não a impediu de enfrentar um problema que os fabricantes há muito parecem ter ignorado. A solução inventada por Alaina envolve a instalação de uma micro-câmara na parte externa do pilar do pára-brisa, que depois vai projetar as imagens recolhidas na parte interna do pilar. Através da impressão de peças personalizadas em 3D ajudaram este pequeno génio de 14 anos a alinhar perfeitamente a imagem projetada, de forma a que se integrasse corretamente no campo de visão do condutor, tornando o pilar invisível.

Esta invenção fez parte de um projeto chamado "Melhorando a segurança automóvel removendo pontos cegos", que Gassler apresentou na competição deste ano da Society for Science e valeu-lhe a principal honra da competição, o Prémio Samueli Foundation, no valor de 25 mil dólares (cerca de 22.500 euros).

scroll up