A história dos rallyes contada em livro

|AUTOCLUBE

Os primeiros rallyes surgiram há 125 anos, num tempo em que a competição era uma grande aventura.

Livro-900-3

Foi na sede do ACP que Francisco Santos e José Barros Rodrigues lançaram o livro “Rallye 125 anos – História: Génese e Evolução”. Juntamente com Martin Holmes (falecido a 11 de junho de 2020), são os autores desta obra que conta como nasceram os rallyes, quando nos finais do séc. XIX a modalidade era sinónimo de desafio e aventura. Uma longa história com 125 anos, que termina em 2020, narrada em 272 páginas e mais de 550 fotografias e ilustrações.

Para Francisco Santos, um dos co-autores do livro “foi um prazer enorme escrever este livro sobre a segunda modalidade desportiva que conta com número de adeptos em Portugal, a seguir ao futebol”. Foram dois anos de trabalho tanto na recolha de informação como na escolha das imagens para aquele que considera ser “o único livro existente no mundo, do género, que também regista a evolução mecânica dos carros, um mérito que se deve a José Barros Rodrigues”, afirma. Ainda para Francisco Santos, a parte que mais lhe deu prazer foi dedicar-se “à primeira fase dos ralis, no século XIX, onde tudo era sobretudo uma aventura. Com trocar um pneu em 12 minutos, quando hoje em dia na Fórmula 1, por exemplo, se trocam quatro pneus em 25, 30 segundos”.

Embora José Barros Rodrigues não se considere um adepto de ralis, aceitou o desafio para participar no livro pelo qual “se foi apaixonando à medida que a obra ganhava forma e hoje não hesita em dizer que “este livro consegue dissecar a história dos ralis a nível mundial”. Neste projeto teve a seu cargo contar a evolução mecânica dos carros mais marcantes de cada época. 

Para ambos, esta obra é também uma homenagem a Martin Holmes, o terceiro co-autor. Falecido em 2020 aos 80 anos idade, era um nome incontornável do Campeonato do Mundo de Ralis. Depois de uma carreira de sucesso como navegador, onde acompanhou alguns dos melhores pilotos, enveredou pelo jornalismo da especialidade, onde deixou a sua marca. O livro “Rallye 125 anos – História: Génese e Evolução” é uma edição ACP e vai estar à venda no clube.

scroll up