ACP-BP

Pub

Lexus UX 250h é um híbrido muito eficiente

| Revista ACP

Com o sistema “Self-Charging Hybrid”, este modelo combina energia elétrica e de combustão de forma inteligente.

LEXUS UX_250h

Eletrificado com a quarta geração do sistema “Self-Charging Hybrid”, o Lexus UX 250h é muito ágil e como todos os híbridos da marca é extremamente eficiente no que toca à utilização de combustível e com baixas emissões. Sem necessidade de carregar numa tomada elétrica, pode ser conduzido até 50% do tempo em modo elétrico.

O sistema “Self-Charging Hybrid” da Lexus combina de forma perfeita a energia de um motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros com a de potentes motores elétricos. Durante a condução, travagem ou desaceleração, o motor elétrico dianteiro (e o motor elétrico traseiro nos modelos de tração às quatro rodas) entra em ação, recorrendo a energia elétrica fornecida pela bateria híbrida. Nesses momentos, o veículo é praticamente silencioso, não consome combustível e produz zero emissões.

Em velocidades mais elevadas, o suave motor a gasolina, em ciclo de Atkinson, entra em funcionamento, mantendo a assistência do(s) motor(es) elétrico(s) quando necessário. Através da distribuição quase perfeita dessas duas fontes de energia, o UX 250h proporciona um superior prazer de condução, sem descurar o baixo consumo de combustível e emissões.

Ao acelerar, a potência do motor elétrico complementa instantaneamente o motor a gasolina de 2.0 litros. Juntos, conferem uma rápida resposta ao pedal do acelerador, permitindo uma aceleração linear sempre que necessário.

Durante a travagem, ou quando o condutor retira o pé do acelerador, o UX 250h aproveita a energia cinética para gerar eletricidade que, juntamente com a energia elétrica produzida durante a condução, é armazenada na bateria híbrida, não necessitando de ser carregada numa tomada elétrica.

O Lexus UX 250h foi desenhado sem embraiagem, sem motor de arranque e alternador uma vez que fazem parte integrante do sistema híbrido, logo, não requerem manutenção ou substituição durante a vida útil do veículo. A correia de distribuição convencional também foi substituída por uma corrente sem manutenção. Graças a vários fatores na manutenção ou substituição dessas peças os proprietários do UX 250h conseguem poupar até 1.500 € em 5 anos, de acordo com informação da marca.

scroll up