ACP-BP

Pub

Informação de condução no vidro do automóvel

| Revista ACP

A Apple quer desenvolver um para-choques de realidade aumentada que transmite informação no vidro da frente.

Apple info

Os sistemas de informação e entretenimento estão cada vez mais sofisticados. Além de apresentarem uma tecnologia apurada, os painéis de ecrã tátil acompanham esse desenvolvimento através de generosas dimensões, por forma a facilitar a condução.

Mesmo assim, a segurança pode ficar comprometida no momento em que o condutor desvia, mesmo que por breves instantes, o olhar da estrada em direção ao painel de instrumentos. Mas a Apple promete resolver esse problema, tendo recentemente registado a patente para um para-brisas de realidade aumentada, transmitindo informação diretamente no vidro em frente ao condutor.

Entre a informação disponível, é possível projetar no vidro informação relativa à estrada à nossa frente, incluindo os sinais de trânsito e mudanças de direção, o que torna esta ferramenta muito mais prática para sistemas de navegação do que os tradicionais mapas com instruções vocais.

O sistema também poderá ser usado para entretenimento, e prevê uma integração com o programa FaceTime, que permite a um dos ocupantes do automóvel (preferencialmente alguém que não seja o condutor) entre em contacto até com os utilizadores de outros veículos, tanto nas redondezas como mais longe.

Em veículos com um certo nível de condução autónoma, os sensores instalados no sistema também vão permitir ao veículo reconhecer os níveis de stress do condutor ou de outros ocupantes, através do movimento dos olhos, posição do corpo, gestos, temperatura e ritmo cardíaco ou movimentos da cabeça.

scroll up