ACP-BP

Pub

Esta moto pode ser feita na sua casa

| Revista ACP

Basta uma impressora 3D e 15 peças diferentes para construir a Nera e-Motorcycle onde bem entender.

nera e_motorcycle_1920

Apenas doze semanas após sua concepção e apenas três semanas a ser impressa na sede da BigRep, a NERA, a primeira moto elétrica  totalmente fabricada com peças elaboradas em impressoras de 3D, fez sua viagem inaugural em Berlim.

A ideia era simples: criar um protótipo funcional que revolucionasse a mobilidade elétrica. A execução, no entanto, foi incrivelmente complexa. A NERA foi projetada de raíz e todos os aspectos da engenharia e produção de motocicletas tradicionais tiveram que ser repensados, da tipologia das peças até aos pneus sem ar, resultando num protótipo de 15 peças.

O resultado é um protótipo funcional completamente personalizável, feito da maneira mais rápida e barata do que nunca. Na construção da NERA, os engenheiros não adaptaram simplesmente os designs de motocicletas existentes, mas imaginaram uma bicicleta para a tecnologia FFF de grande formato, estabelecendo uma referência para um design verdadeiramente criativo; quebrando os limites da engenharia mecânica tradicional. 

Mais do que apenas um exercício daquilo que pode ser alcançado com a impressão 3D - e especificamente a impressão FFF com tecnologia BigRep - a NERA mostra que os resultados rápidos e de baixo custo deste tipo de manufatura permitem que os projetistas testem imediatamente protótipos e rapidamente produzam iterações de engenharia experimental.

A NERA ilustra os enormes benefícios que a impressão 3D oferece para a produção de peças funcionais, especialmente para a produção de pequenas séries, reduzindo os prazos e custos, otimizando as cadeias de fornecimento e limitando a dependência das redes de fornecedores.

O designer principal Marco Mattia Cristofori, com Maximilian Sedlak e a equipe da NOWLAB, desenvolveu soluções inteligentes para incorporar funcionalidade e design inovador em todos os aspectos da NERA E-Motorcycle.

scroll up