ACP-BP

Pub

Civic Type R já chegou a Portugal

| Revista ACP

A quinta geração deste desportivo da Honda traz motor de dois litros com 320 cv, sendo o mais rápido da sua classe. 

Civic Type_R

O Novo Honda Civic Type R já está disponível para comercialização em Portugal. A 5.ª geração do Honda Civic Type R revela uma aparência totalmente nova e foi projetada para oferecer uma experiência de condução ainda mais recompensadora, tanto na estrada como em circuito.

A silhueta agressiva destaca de modo confiante o carácter dinâmico do Civic Type R. Mais largo, mais comprido e mais baixo do que qualquer um dos seus antecessores, o renovado Civic Type R tem saliências reduzidas e linhas musculadas e rígidas. A frente afilada e agressiva, as cavas das rodas pronunciadas e as entradas de ar esculpidas à frente e atrás, deixam antever a vocação desportiva do Civic Type R.

A aerodinâmica abrangente inclui a parte inferior suave da carroçaria, a cortina de ar frontal, um guarda-lamas traseiro fino e geradores de vórtice na borda posterior da linha do tejadilho. Estas características contribuem para a melhor compensação entre a elevação e a resistência, oferecendo níveis superiores de estabilidade a alta velocidade.

O interior renovado tem níveis significativamente melhorados de qualidade, conforto e requinte. Os ocupantes dos bancos da frente e dos bancos traseiros beneficiam de uma maior visibilidade e de mais espaço para vivenciar a performance incrivelmente veloz do Type R, enquanto a grande bagageira e a inovadora cobertura deslizante lateral garantem que o automóvel mantém a sua posição como o mais prático e versátil hatchback de alta performance.

Um novo volante do motor de massa única, associado à macia caixa manual de seis velocidades, reduz a massa de inércia da embraiagem em 25% e alia-se a uma relação final 7% mais curta para melhorar a resposta em aceleração. A função que sincroniza as rotações do motor com a caixa de velocidades suaviza a engrenagem das mudanças, eliminando o "choque" indesejável da transmissão, associado às rotações excessivas ou insuficientes. Esta função aumenta ainda mais o prazer de condução de um automóvel desportivo com transmissão manual.

A estrutura de elevada rigidez do Novo Civic Type R é 16 Kg mais leve do que o modelo anterior, com uma rigidez torsional superior em 38% que permite uma melhoria da resposta da direção e maior estabilidade em curva. A nova suspensão traseira multilink aumenta a estabilidade em travagem e reduz o movimento do automóvel, permitindo uma travagem mais tardia nas curvas e conseguindo velocidades mais elevadas de passagem em curva.

A direção elétrica de pinhão duplo e rácio variável é novidade no Type R, um sistema semelhante ao que integra o Novo Civic, mas otimizando o rácio variável para oferecer uma sensibilidade mais direta e segura.

A potência máxima do motor de 2.0 litros VTEC TURBO otimizado e aperfeiçoado é de 320cv às 6500 rpm e o binário máximo é de 400 Nm, disponível entre as 2500 rpm e 4500 rpm. Vai dos 0 aos 100 Km/h em apenas 5,7 segundos e consegue atingir uma velocidade máxima de 272 Km/h; significa que é o automóvel de maior aceleração e o mais rápido na sua classe. É também o Type R mais rápido de sempre, em todo o circuito de Nürburgring Nordschleife, com um tempo de volta de 7 min e 43,8 seg.

O Novo Honda Civic Type R tem uma nova seleção de modos de condução, adicionando uma configuração "Comfort" aos modos já existentes "Sport" e "+R" com enfoque em pista – sendo que todos adequam a adaptabilidade da suspensão, a geometria da direção e a resposta do acelerador do automóvel mediante o exigido. Se comparado com o Type R anterior, a diferença mais significativa entre as forças de amortecimento de cada modo de condução confere ao novo automóvel uma maior facilidade de utilização numa gama mais ampla de estradas. O modo Comfort permite, nomeadamente, um grau elevado de adaptabilidade, associado a um nível mais suave na resposta da direção.

A nova caixa manual de 6 velocidades melhora a aceleração do Civic Type R, ao mesmo tempo que a melhor aerodinâmica do modelo proporciona uma elevada estabilidade a altas velocidades, líder na classe no compromisso entre os coeficientes de sustentação e arrasto.

O Novo Honda Civic Type R faz parte do programa de desenvolvimento da 10.ª Geração do Honda Civic – o maior programa na história da Honda – tendo sido desenvolvido para proporcionar a experiência de condução mais envolvente no segmento de hatchback desportivos, tanto em estrada como em pista.

Todas as versões do Novo Honda Civic Type R disponíveis em Portugal vêm equipadas com tecnologia de segurança Honda Sensing, que incorpora sistemas avançados de segurança e assistência à condução, e tecnologias de entretenimento e conetividade como a integração com integração Apple CarPlay e Android Auto.

scroll up