ACP-BP

Pub

Chrysler apresenta protótipo com reconhecimento facial

| Revista ACP

Um carro que reconhece o rosto do proprietário pode ser uma realidade no futuro. O Chrysler Portal Concept foi o primeiro passo.

chrysler concept

Um carro que consegue reconhecer o rosto do seu proprietário pode ser uma realidade no futuro. Foi isso mesmo que a FCA Automobile demonstrou ao apresentar no CES o Chrysler Portal Concept.

Este protótipo está dotado de um sistema de reconhecimento facial que além de identificar o proprietário permite configurar o automóvel segundo as preferências previamente inseridas pelo condutor e passageiros, ao mesmo tempo que leitores de voz biométricos evitam que utilizadores não autorizados consigam destrancar e abrir as portas.

Entre estas novidades tecnológicas conta-se ainda um sistema holográfico de controlo por gestos, que permite abrir portas, aceder ao volume do rádio e até responder a chamadas telefónicas, apenas com um simples movimento do pulso no ar.

Quanto ao sistema de entretenimento deste concept, ele está concebido para permitir que os ocupantes partilhem música, fotos e vídeos através de um ecrã comum, ao passo que o sistema de comunicação individual permite que, por exemplo, o adulto instalado no banco da frente possa falar com qualquer uma das crianças na terceira fila.

Se o interior não deixa de ser vanguardista, já o exterior prima por um design minimalista, não deixando de apresentar algumas semelhanças com outro SUV eléctrico já existente no mercado, como é o caso do Chevrolet Bolt.

O Chrysler Portal Concept está equipado com um motor eléctrico que vai buscar energia a um pack de baterias de iões de lítio com capacidade de 100 kWh, que quando se encontram totalmente carregadas permitem uma autonomia de 402 km. Graças à nova geração de carregadores rápidos DC, bastam cerca de 20 minutos para conseguir mais de metade da autonomia, ou seja, 241 km.

scroll up