ACP-BP

Pub

BMW mostra os cinco níveis de condução autónoma

| Revista ACP

A BMW que já oferece o segundo nível de condução autónoma revela em vídeo como serão os restantes níveis, no futuro.

BMW conducao_autonoma

O segundo nível de condução que permite ao condutor soltar as mãos do volante por breves momentos enquanto o carro se conduz sozinho é já uma realidade. Mas neste vídeo da marca podemos ver como vai ser o terceiro nível, um sistema que consente que os condutores realizem outras tarefas até o automóvel requerer a sua atenção.

Nesta antevisão tecnológica, ficamos também a saber como vai funcionar o nível quatro com uma programação tão avançada que concede uma sesta ao motorista durante a sua marcha embora seja mais seguro estar alerta para o caso de ser necessário assumir a condução do veículo durante partes da viagem.

Por último, o mais avançado nível - o quinto - traduz-se numa condução autónoma a 100%, em que o automóvel consegue fazer os trajetos sem intervenção humana, transformando o condutor num simples passageiro, a quem nada mais é pedido que relaxar e aproveitar a viagem.

A BMW pretende começar a testar veículos autónomos em cidades selecionadas em 2020, mas o vídeo sugere que os consumidores só devem esperar esta tecnologia num sentido mais alargado a partir de 2030.

scroll up