AIR4 é um concept voador inspirado no Renault 4

|AUTOCLUBE

O protótipo futurista encerra o 60º aniversário do Renault 4, que a marca tem estado a celebrar ao longo de 2021. 

AIR4-900

A marca francesa associou-se ao núcleo de design TheArsenale para reinventar o histórico Renault 4 na versão voadora. Longe da atual linguagem de design automóvel, o AIR4 é inteiramente concebido em fibra de carbono, mantém as mesmas linhas e dimensões do 4L original, mas apresenta novas capacidades dinâmicas.

A rigidez foi completamente revista para incluir novos conceitos, tais como impulso ou elevação, o que exigiu horas de cálculos e testes. Baseando-se em técnicas de desenho generativo, que tiram partido da inteligência artificial, os engenheiros de TheArsenale testaram terabytes de dados para melhorar e afinar as ideias dos designers, mesmo antes de iniciar os primeiros ensaios no mundo real.

Para se movimentar, o AIR4 não tem rodas. Em vez disso possui quatro hélices de duas pás, uma em cada canto do veículo. O chassis assenta no meio do quadro onde também ficam os rotores e o condutor pode aceder e sentar-se na cabina do veículo, levantando a concha reimaginada do Renault 4, que é articulada na sua zona frontal.

Do ponto de vista técnico, o AIR4 é alimentado por baterias de polímeros de lítio de 22,000 mAh, que geram uma potência total de 90.000mAh. O veículo conta com uma velocidade máxima horizontal de 26m/s, com uma inclinação de 45° durante os voos, e uma inclinação máxima de até 70°. Pode voar até uma altitude de 700 metros, com uma velocidade de descolagem de 14m/s, limitada a 4 m/s por razões de segurança, e uma velocidade de aterragem de 3 m/s. Por último, oferece um impulso vectorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

O AIR4 está em exibição até final do ano no Atelier Renault, nos Campos Elísios, em Paris juntamente com outras versões históricas do Renault 4. A partir de 2022, vais eguir viagem até aos Estados Unidos, mais concretamente em Miami e depois Nova Iorque, antes de uma passagem rápida por Macau.

scroll up