ACP-BP

Pub

A revolução do novo Clio começa no interior

| Revista ACP

Com um interior renovado, é a qualidade dos materiais, a ergonomia e tecnologia que merecem especial destaque.

Renault Clio_Intens_2

O novo Renault Clio que vai ser revelado a 29 de janeiro (mas só chega ao mercado no verão), promete surpreender desde logo  pelo seu interior completamente redesenhado privilegiando o conforto e uma melhor experiência de condução, num espaço também ele equipado com mais tecnologias inovadoras, como o travão de estacionamento automático.

Em detalhe, o ecrã multimédia de 9,3 polegadas é um elemento-chave do «Smart Cockpit» e o maior de toda a gama da Renault. Pela primeira vez, o novo Clio integra um painel de instrumentos digital. O ecrã TFT mede de 7 a 10 polegadas e permite personalizar, de uma forma muito intuitiva, a experiência de condução. A versão de 10 polegadas integra a navegação GPS.

O painel de bordo que foi completamente revisto é composto por três partes: uma cobertura com revestimento macio, uma zona central revestida e personalizável e uma zona inferior dedicada a elementos funcionais, tais como o porta-luvas. De forma a maximizar a ergonomia, as teclas tipo «piano» e os comandos da climatização estão colocados imediatamente por debaixo do ecrã central.

Também o volante está mais elegante e mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente. As menores dimensões permitem incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor. Este volante dispõe de novos comandos, mais completos e retro-iluminados. Os acabamentos em cromado acetinado contribuem para aumentar a perceção de qualidade do habitáculo.

A consola central é, também, um elemento-chave do «Smart Cockpit» do novo Clio. Para melhorar a ergonomia do posto de condução, a consola foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta. A consola é revestida, podendo ser personalizada em função do ambiente interior e até receber uma animação luminosa no contorno exterior. Na parte debaixo, as funcionais áreas de arrumação foram pensadas para facilitar a utilização por parte dos passageiros, de que é exemplo a recarga do telefone por indução.

Quanto aos bancos, são recuperados de modelos dos segmentos superiores e oferecem uma melhor posição de condução, graças ao maior comprimento do assento e a uma forma mais envolvente. A armação oca melhora de forma considerável o espaço disponível para os joelhos dos passageiros traseiros e os apoios de cabeça em forma de vírgula melhoram a visibilidade para a traseira.

Com materiais macios e únicos na categoria, os painéis de portas possuem grandes medalhões revestidos que, tal como os apoios de braços, são específicos em função dos diferentes ambientes disponíveis.

Com os “packs” de personalização disponíveis que abarcam, entre outros, os elementos da consola central, do painel de bordo, painéis de portas, volante e apoios de braços, é possível desenhar um novo Clio à medida de cada um. São oito os ambientes interiores disponíveis, que podem ser completados com uma inovadora oferta de personalização, que dá cor à linha dos arejadores, ao longo do painel de bordo. A iluminação ambiente dispõe de uma palete de oito cores.

scroll up