Webinar ACP

2020: É tempo de empatia

Webinar ACP - 2020: É tempo de empatia | Como nos reinventamos em tempo de crise

Num ano tão duro como 2020, o ACP aproximou-se de todos os portugueses realizando o primeiro Webinar sobre um tema que ocupa cada vez maior importância, numa sociedade que só tem um caminho: ser cada vez mais humanitária e socialmente responsável.

Revelámos bons exemplos que ajudam a fazer frente aos problemas originados pela pandemia COVID-19.

Reveja o Webinar ACP


A apresentação e moderação esteve a cargo de Laurinda Alves (durante a manhã) e Paulo Dentinho (durante a tarde).
Temas abordados pelos oradores do Webinar ACP:



"A solidariedade como o guia de todos os dias"
Manuel Brazão dos Santos, fundador da Up to You Portugal

O mundo muda-se mudando mentalidades. No Up to You, pretendemos difundir uma mentalidade diferente centrada na solidariedade ativa como o guia do dia-a-dia

No nosso entender, ser solidário pressupõe, acima de tudo, uma atitude continua diária diferente. Ser solidário é viver com um olhar atento, compassivo e pró-ativo para com quem nos cruzamos no nosso dia-a-dia e precisa de ajuda. É viver a vida para si próprio e para o outro, em harmonia e sem pressupor grandes gestos.

 



"Have a Nice World"
Ana Rita Ramos, fundadora da Have a Nice World

O Projeto Have a Nice World – Um mundo melhor é uma recolha de histórias que descrevem (e escrevem!) a nossa História coletiva num período especialmente difícil, de pandemia, através da soma de ações individuais. Cada uma destas histórias, e todas em conjunto, têm em comum a magia de servir um propósito: um bem maior. Demonstrando que é possível sermos a melhor versão de nós próprios. Uma melhor humanidade.

 


 alt=


"Costure esta ideia solidária"
Carlos Valeriano, criador da Máscara de Proteção feita em casa

Assim que entrámos em confinamento e não havia máscaras de proteção para os lares de idosos, proteção civil e comunidade em geral, já o Carlos Valeriano tinha dado o primeiro passo, criando uma máscara possível de ser costurada por todos os que queiram ajudar e proteger-se. Com o lema “Não estamos na linha da frente, mas estamos com a linha que não queremos que fique para trás”, foram centenas de pessoas envolvidas, num número que acreditamos ter ultrapassado as 600.000 máscaras. A comunidade civil salvou vidas!

 



"A importância da atitude perante os desafios"
Pedro Tânger, fundador da Stat Artes Marciais

Sabemos que é importante ter uma atitude positiva perante os desafios, mas o que é que isto significa realmente?

 É acreditar que não há dificuldades ou é olhar para os desafios e ver neles o nosso próximo crescimento?

 



"O fenómeno da caixa solidária"
Nuno Botelho, criador da Caixa Solidária

A iniciativa Caixa Solidária surgiu na época de confinamento. A ideia foi muito simples - colocar uma caixa com bens alimentares e de higiene numa caixa relativamente resistente e com a frase “leve o que quiser, deixe o que puder”. Fiz isto junto à minha casa, publicitei nas redes sociais e, em poucos dias, a iniciativa ganhou asas e replicou-se pelo país.

Passados quase 6 meses desde a primeira caixa solidária, muito aconteceu. Entidades como a Câmara Municipal de Cascais ou o Pingo Doce associaram-se à iniciativa o que permite que a ideia “não caia por terra”. O lema que me guia, desde o início, é o de fazer o bem sem olhar a quem.

 



"Qual o contributo dos Órgãos de Comunicação Social para a superação da crise", Graça Franco, Rádio Renascença

Pode a Comunicação Social contribuir para uma sociedade mais livre e solidária? Não apenas pode como deve. É isso que se espera de um dos pilares mais importantes e indispensáveis numa Democracia. A missão dos O.C.S. não se resume a fazer de espelho refletor da realidade. É na avaliação critica do acontecimento que fornecemos os instrumentos para a construção de uma opinião livre e fundamentada. Somos os olhos, os ouvidos, dos que confiam em nós para perceber melhor o mundo em que vivem. Podemos, por isso, ser geradores de empatia e fomentadores da compaixão ou campo fértil do despertar do que de pior existe na humanidade. Nas crises se revela o melhor e o pior de todos nós. Também nos O.C.S. É sobre isso que vamos refletir num momento de crise e oportunidades.

 



"Resiliência, uma escolha com propósito"
Marta Henriques Lopes, Health Coach

O que define verdadeiramente a resiliência? Onde, quando e como podemos trabalhá-la e melhorá-la? Quais os seus impactos na nossa saúde? E no nosso bem-estar e felicidade?

Estas são algumas das perguntas que terei o gosto de ajudar a responder sobre este tema fascinante que pode mudar a sua vida.

 



"Estamos cada vez mais perto"
Raquel Rodrigues, gestora do projeto ACP Happy Hour

Numa altura de incerteza, queremos estar perto de todos e ajudar a ultrapassar o distanciamento. Para isso repensámos um conjunto de atividades, workshops e experiências online. Porque mesmo que o distanciamento físico seja necessário, isso não implica a quebra dos laços, dos sonhos e dos projetos. Com a “Happy Hour ACP” todos vão poder encontrar online atividades e afinidades que enriqueçam as suas vidas e que ajudem a prevenir e resolver obstáculos e problemas. Numa 1ª fase, a participação está aberta a todos os portugueses e não apenas aos nossos sócios.


Media Partner


Logistics Partner

scroll up