Férias em 4 rodas para descobrir Portugal de Lés-a-Lés

Descobrir Portugal em autocaravana é conhecer todo o território com mais liberdade, ao seu ritmo e longe das multidões

Artigo 50-A do código da Estrada em análise 

ACP-Autocaravanismo-portugal-les-les-1

O autocaravanismo permite fazer turismo de forma itinerante, com a vantagem de poder escolher onde ir sem a preocupação de necessitar de um alojamento. Esta sensação de liberdade é um dos principais atractivos para quem pratica a modalidade – poder visitar o que quiser, poder comer e dormir quando quiser, bastando para isso estacionar a autocaravana nos locais estipulados por lei.

De norte a sul, não faltam lugares que merecem ser visitados, seja ao longo da costa ou mais no interior. O mapa nacional está recheado de parques naturais que convidam a uma maior proximidade com a natureza praticamente em estado puro. Mas para quem prefere sol e mar, também existem várias possibilidades de alojamento próximo das praias.

Ria Formosa no Algarve, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Parque Natural da Serra de São Mamede, Parque Natural Peneda-Gerês, Parque Natural da Arrábida, Portas de Rodão, Barragem do Castelo de Bode, Serra da Estrela, Serra da Lousã ou Sintra são apenas alguns exemplos inspiradores para viagens agradáveis. Depois, só falta incluir na rota as áreas de serviço – particulares, municipais ou parques de campismo – mais próximas, disponíveis para autocaravanas com infraestruturas e serviços que dão todo o apoio à sua estadia.

Onde ficar

Para viver o Autocaravanismo de forma correta é importante que cumpra todas as regras. É preciso ter atenção e que não estacione ou pernoite em espaços ilegais pois, além de ficar sujeito a coimas das autoridades, não tem igualmente condições de conforto e segurança.

Por forma a precaver estas situações, veja no mapa as áreas de serviço existentes, onde as autocaravanas dispõem de infraestruturas e serviços que dão todo o apoio durante a sua estadia.

Oferta em crescimento com apoio das autarquias

Apesar de muito recente, o clube ACP Autocaravanismo, endereçou, logo na primeira hora, um convite a todas as Câmaras Municiais do país: o de envidar esforços comuns no sentido de divulgar e valorizar as potencialidades de acolhimento de autocaravanas, quer através de mais e melhores infraestruturas de estacionamento, pernoita e serviços, quer na promoção de oferta complementar de interesse para os sócios do ACP Autocaravanismo. E as câmaras corresponderam e têm aderido a esta iniciativa, tendo sido já celebrados protocolos com: Águeda; Aljustrel; Almeida; Almodôvar; Arganil; Arruda dos Vinhos; Batalha; Cabeceiras de Basto; Mangualde; Mogadouro; Moura; Odemira; Pinhel; Ponte de Sor; Sátão; Viana do Alentejo; Vila de Rei e Vila Viçosa.

Nestes municípios, os autocaravanistas encontram condições de estacionamento, pernoita e serviços, em tempo real, de acordo com a sua localização. Além do mapa completo de Espanha, inclui destinos em mais 17 países europeus. quer em parques de campismo, quer em áreas de serviço para autocaravanas (ASA parking), quer noutros locais adequados à circulação e/ou estacionamento de autocaravanas (veículos da categoria M1) até 72 horas.

Prepare o seu itinerário

Se pensa ir para o estrangeiro e quiser programar alguns aspectos da sua viagem, saiba que tem aplicações que podem ser ferramentas de grande ajuda. São cinco as apps obrigatórias que todos os autocaravanistas devem ter:

CaraMaps

É das aplicações mais completas do género, com a vantagem de conter uma extensa lista de comentários de utilizadores. Permite localizar até 90.000 lugares, desde áreas autorizadas para autocaravanas, parques, áreas de serviço e até lugares salvagens a não perder. Basta selecionar o local e sincronizar com o GPS do seu smartphone.

Autocaravanas: En Ruta

Se as suas férias passam por Espanha, esta é uma das melhores apps para usar. Muito prática e fácil de usar quando se está em trânsito, fornece sugestões em tempo real, de acordo com a sua localização. Além do mapa completo de Espanha, inclui destinos em mais 17 países europeus.

Parkopedia

Esta app é das melhores em dicas de estacionamento, e dispõe de mais de 70 milhões de espaços ideais para parquear uma autocaravana, distribuídos por 89 países diferentes. Fornece horários, descrições e preços.

Campercontact

Nesta app vai encontrar uma lista com mais de 35.000 áreas para  autocaravanas distribuídas em 58 países, a maioria na Europa. É uma das mais especializadas do mercado, mas a versão gratuita permite um acesso muito limitada à base de dados. A versão completa para smartphone custa 5,99€/ano.

Park4night

É das aplicações mais utilizadas pela informação que fornece sobre roteiros com locais onde pode e deve pernoitar na autocaravana. Indica preços e tarifas atualizados e especificando se existem, por exemplo, pontos de descarga das águas utilizadas, água corrente, etc. Na Park4night encontrar ainda galerias com fotos de mais de 130.000 lugares de pernoita referenciados em 45 países diferentes, partilhadas pelos próprios utilizadores.

 

in suplemento ACP Autocaravanismo - julho 2021

scroll up