Clássicos

500 Milhas ACP 2020

A grande prova de regularidade histórica do ACP Clássicos está de regresso.

A 15ª edição das 500 Milhas ACP terá lugar a 11 e 12 de setembro cumprindo a tradição de percorrer parte da N2, a mais extensa estrada nacional que atravessa o País ao longo de 738,5 km e que foi a origem desta prova em 2006.

O bom estado do piso e as boas curvas da Estrada Nacional 2, assim como a beleza dos cenários naturais que atravessa, motivaram o ACP Clássicos a realizar há 14 anos a primeira edição das 500 Milhas dedicada a automóveis construídos até ao final de 1974. Período que melhor se enquadra no espírito e ritmo desta prova de regularidade histórica.

Pode dizer-se em abono da verdade que esta estrada integra anualmente uma boa parte do percurso da prova, mas o "road book" apresenta sempre novidades como a N304 em Ermelo. A competição dá lugar ao prazer de condução por caminhos em que a dureza do trajeto está no tempo que demora a cumprir, um desafio imperdível para muitos colecionadores que vêem nesta prova uma excelente oportunidade para fazerem sair as suas máquinas da garagem.

Tal como os automóveis participantes, alguns deles a caminharem para um século de vida, as 500 Milhas ACP são uma viagem no tempo ao encontro da história, cultura e tradições, nas mais diversas regiões que atravessa, ao longo de mais de 700 quilómetros e 16 horas.

É já nos dias 11 e 12 de setembro que a 15ª edição das 500 Milhas ACP vai para a estrada, com partida da Maia e chegada a Palmela. O trajeto passa por Fafe, Mondim de Basto e Santa Marta de Penaguião. A EN2 conduz depois os participantes até ao Douro, seguindo-se Penalva do Castelo. O regresso faz-se em direção ao sul passando pelo Alentejo para terminar em Palmela. Durante a prova serão cumpridas todas as regras em vigor e todos os cuidados de modo a que a mesma decorra sem problemas nesta fase.

 

 

Programa

11 de setembro

15h/19h -Verificações -Maia

12 de setembro

07h01 - Partida do primeiro concorrente

12h30 - Almoço em Penalva do Castelo

21h45 - Chegada do primeiro concorrente

21h45 - Jantar e entrega de prémios

 

A organização poderá aceitar, sob proposta, viaturas construídas em data posterior, desde que o modelo específico (incluindo motorização) tenha iniciado a sua produção antes de 31 de dezembro de 1974. Exemplo: o Ford Capri II 1600 GT de 1975 começou a ser produzido ainda em 1974, pelo que poderá ser aceite.

 

Inscrições

Garanta o seu lugar na maior prova de regularidade histórica de Portugal! Basta preencher o boletim de inscrição que encontra no botão e enviá-lo para [email protected]

 

BOLETIM DE INSCRIÇÃO

 

REGULAMENTO

scroll up