Pub

Yamaha desenvolve novo sistema de auto-equilíbrio para motos

| Revista ACP

Esta tecnologia ajuda a combater os acidentes e funciona em velocidades muitos reduzidas ou quando a moto está parada.

Yamaha-900

Advanced Motorcycle Stabilization Assist System (AMSAS é um sistema desenvolvido pela Yamaha para o auto-equilibrio das suas motos mesmo em velocidades muito reduzidas ou quando estão paradas. A tecnologia foi pensada para proteger os condutores e combater os acidentes.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

“Ao iniciar ou parar, o atuador de direção instalado na roda dianteira ajuda na estabilidade e, a partir daí, até cerca de 3 mph, o atuador de direção ligado ao guidão assume o controlo”, explicou o líder do projeto Akitoshi Suzuki. Como resultado, a moto "pode deslocar-se a velocidades muito reduzidas sem cair, independentemente do nível de habilidade do ciclista".

A tecnologia foi desenvolvida a partir de protótipos anteriores da Yamaha, como o Motobot de 2015 e o MOTOROiD de 2017. O primeiro era um robot autónomo de motocicleta e o último um protótipo de motocicleta equipado com IA e tecnologia de autoequilíbrio. “O P&D da AMSAS surgiu com a ideia de trazer as tecnologias e o know-how adquiridos com o desenvolvimento desses dois modelos”.

A Yamaha estabeleceu para si mesma a meta de eliminar os acidentes fatais com motas até 2050. Paralelamente, está ainda a planear novas tecnologias para prever obstáculos e auxiliar em manobras. Numa fase seguinte, a tecnologia AMSAS também vai ser aplicada às bicicletas.

scroll up