Green NCAP testa 3 novos elétricos

| Revista ACP

Tesla Model 3, Nio eT7 e Renault Mègane E-Tech foram ao banco de ensaios ambientais e passaram com distinção.   

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O Green NCAP revelou esta segunda-feira os resultados de três veículos eléctricos muito competitivos; o Tesla Model 3, o novo NIO eT7 e o Renault Megane E-Tech 100% eléctrico. Todos os veículos receberam uma classificação de cinco estrelas, alcançando quase a pontuação máxima devido à elevada eficiência energética das sua motorizações elétricas, ultrapassando largamente as classificações dos automóveis convencionais.

Os resultados também provam que o investimento dos fabricantes em veículos eléctricos pode ampliar uma escolha para os consumidores que considere tanto o ambiente como a eficiência energética, mas ao mesmo tempo proporciona o prazer, o conforto e a potência necessários para se adaptarem às viagens de hoje.

O Tesla Model 3, com uma capacidade de bateria de 60 kWh, motor único, tracção traseira e uma potência de 208 kW, tem um apelo amplo e desportivo. É o veículo mais pequeno da gama Tesla e o primeiro modelo da marca a ser testado pela Green NCAP. O carro alcançou uma elevada eficiência energética, não só nos testes de laboratório Cold and Warm WLTC+, mas também no desafiante Highway Test com um resultado impressionante de 21,1 kWh/100 km. A pequena área frontal do Tesla e a sua forma aerodinâmica funcionam em benefício do veículo, embora no ciclo de testes do WLTC+ a -7°C durante o Inverno devido às elevadas exigências de aquecimento do habitáculo, conforto e gestão da protecção da bateria, o consumo aumenta em 72% e a autonomia de condução é significativamente reduzida. Apesar disto e da massa relativamente elevada do automóvel, o seu resultado prova que foi concebido com especial atenção à eficiência e à autonomia de condução.

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NIO é um recém-chegado ao mercado europeu, mas faz uma forte afirmação comercial com o seu eT7 totalmente equipado, potencialmente direcionado para os amantes de Tesla. O carro vem com dois motores e tracção integral, uma potência de 480 kW e uma enorme bateria de 100 kWh. Mas tudo isto acrescenta peso, e o NIO acusa na balança 2,4 toneladas. No teste de laboratório WLTC+, o eT7 correspondeu exactamente ao seu alcance declarado de 580 km. Mais uma vez, apesar da sua elevada massa, o eT7 demonstra uma elevada eficiência global. Em condições de Inverno frio (teste WLTC+ a -7°C), tal como o Tesla, o consumo é aumentado em 72% e isto resulta num alcance de condução esperado de cerca de 340 km.

O Green NCAP testou ainda o Renault Mégane E-Tech EV60 com uma capacidade de bateria de 60 kWh, motor único e tracção às rodas dianteiras. Com uma potência de 160 kW e um interior espaçoso, tem certamente um grande apelo comercial, particularmente devido aos seus baixos valores de consumo de energia. Os valores nos testes padrão Cold and Warm WLTC+ são impressionantes, mas, tal como com o NIO eT7, sobem notavelmente no Highway Test com as suas fases dinâmicas de alta procura de energia. Os resultados da curta viagem urbana realizada são dignos de nota, já que este Mègane utilizou apenas 11,8 kWh/100 km. No teste de laboratório -7°C, o consumo do veículo aumentou 78% em comparação com o teste padrão e com 30 kWh/100 km encontra-se alinhado com os valores medidos dos outros dois testes.

Todos estes três veículos recebem as melhores classificações do Green NCAP devido à ausência de emissões de gases de escape poluentes e às suas notáveis pontuações de eficiência energética, bem como às emissões relativamente baixas de gases com efeito de estufa da produção europeia de electricidade.

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