Dacia Spring é o elétrico mais eficiente para o Green NCAP

| Revista ACP

Green NCAP analisou os resultados de 2022 e deu à marca romena o estatuto do carro mais "limpo" em termos ambientais.

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O Green NCAP anunciou esta quinta-feira que o vencedor global de 2022 dos testes ambientais realizados - i.e. o automóvel com o menor impacto ambiental - é o Dacia Spring.

Equipado com um grupo motopropulsor eléctrico, o Spring alcançou uma classificação geral de cinco estrelas e superou outros veículos eléctricos como o Tesla Model 3 e o Cupra Born. Também esta quinta-feira, o Green NCAP está a lançar o seu último conjunto de resultados que inclui três carros a gasolina: o Kia Picanto (3 estrelas), o BMW série 2 Active Tourer (2,5 estrelas) e o VW Touran (2 estrelas), bem como o Opel Mokka a gasóleo (3 estrelas).

O Dacia Spring, tal como outros veículos eléctricos, obteve resultados máximos no Índice de Ar Limpo, mas também alcançou o resultado mais alto do Green NCAP no Índice de Gases com Efeito de Estufa e um nunca antes visto 9,8 no Índice de Eficiência Energética. Devido à motorização eléctrica e um peso leve, o compacto da Dacia recebe pontos completos em três dos quatro testes, com um consumo de energia inferior ao limiar de pontos máximos da Green NCAP.

89% da energia retirada da rede eléctrica está disponível no lado da saída da bateria, indicando um processo eficiente de carga e descarga. Os resultados dos testes provam que o Spring é um automóvel amigo do ambiente, não só devido à ausência de emissões locais de poluentes, mas também devido ao seu baixo consumo de energia.

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O Spring da Dacia recebeu uma pontuação global de 9,9, seguida do Tesla Model 3 (pontuação global 9,8). O NIO eT7, o Renault Megane E-Tech e Cupra Born obtiveram uma pontuação global de 9,6. O Audi Q4 e-Tron e o Hyundai IONIQ 5 alcançaram também as cinco estrelas. No entanto, foram os resultados da eficiência energética dos automóveis que fizeram a diferença crítica para a pontuação global de um veículo. Em contraste com o Dacia Spring, estes automóveis não apresentaram valores de consumo suficientemente baixos neste Índice para receberem os melhores resultados. O IONIQ 5, por exemplo, recebeu um 9,1 no Índice de Eficiência Energética, o que, em consequência, reduziu a pontuação global do automóvel.

"Com este resultado notável, este citadino da Dacia estabelece um padrão para a indústria. A Dacia propôs-se criar um automóvel que responda às necessidades do consumidor na sua concepção, mas também aos desafios da sustentabilidade do nosso planeta. O resultado é um veículo "verde e amigo do ambiente". Com este modelo, a empresa está à frente de muitos outros fabricantes em termos de impacto no ambiente", diz Aleksandar Damyanov, Director Técnico da Green NCAP.

A organização-mãe do Green NCAP, o Euro NCAP, que classifica os veículos na sua segurança, gostaria de ver a empresa assumir o mesmo compromisso a longo prazo com a segurança. "Os resultados poderiam ser ainda mais notáveis e oferecer aos consumidores uma escolha de compra ideal, proporcionando um desempenho tanto na sustentabilidade como na segurança", considerou Aled Williams, Director de Programas do Euro NCAP. Recorde-se que nos testes de segurança este modelo do Grupo Renault obteve apenas 1 estrela na classificação. 

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