ACP-BP

Pub

Trotinetes com mais regras?

| Revista ACP

Com dezenas de acidentes graves por mês, trotinetes e bicicletas elétricas vão ter mais regras, que mexem com idade mínima e capacete.

@video=t6ItNGVZVj8

Está a aumentar a sinistralidade rodoviária com trotinetes e bicicletas elétricas. Lisboa regista uma média de 30 vítimas graves todos os meses e o governo pondera agora mudar a legislação.

Em modo de festa arrancou o Vodafone Rally de Portugal. Na véspera da abertura da Queima das Fitas, a cidade de Coimbra acolheu o Vodafone Rally de Portugal, com uma inédita e espetacular Super Especial que abriu as “hostilidades” da 55ª edição da prova. Um dia pleno de emoções que ficou na memória dos cerca de 22 mil espetadores que se espalharam pelos 2,82 quilómetros de percurso desenhado junto às margens do rio Mondego.

Mas o espetáculo estendeu-se, também, às exibições dos carros que marcaram a história do WRC nos últimos 50 anos, com destaque para os saudosos ex-Grupo B e para o desempenho de pilotos como Walter Röhrl ou dos mais improváveis André Villas Boas e Filipe Albuquerque.

Um dia antes, na quarta-feira, alguns dos mais conceituados pilotos da história do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) participaram num encontro com a imprensa, seguida de jantar de gala, no âmbito do 55.º Vodafone Rally de Portugal, já que a FIA escolheu precisamente o evento português para assinalar os 50 anos da competição.

 

Newsletter Revista ACP
Receba as novidades do mundo automóvel

Foram 15 as lendas dos ralis presentes na Conferência de Imprensa realizada no Media Centre do Rally de Portugal, na Exponor, entre elas, os Campeões do Mundo Walter Röhrl, Miki Biasion, Ari Vatanen, Petter Solberg. A estes, juntaram-se para o jantar de gala, Sébastien Loeb, Sébastien Ogier, Carlos Sainz, Marcus Gronholm e Ott Tanak. Entre todos, acumulam 28 títulos mundiais.

Para o jantar, foram depois recebidos por dirigentes FIA, incluindo o Presidente, Mohammed Ben Sulayem, por representantes de várias provas do WRC, pelos organizadores portugueses do Automóvel Club de Portugal, membros do staff da organização do WRC, vários VIP e um lote restrito de membros dos media internacionais, num total de mais de 230 convidados.

Marcaram também presença outros nomes bem conhecidos do mundo dos ralis, como David Richards, Campeão de Mundo de Navegadores, em 1981, ao lado de Vatanen, e depois diretor de equipas como a Prodrive, por exemplo, o veterano team manager Nini Russo e ainda Tiziano Siviero, Robert Reid, Luis Moya e Christian Geistdörfer, todos Campeões do Mundo de Navegadores.

Nota também para a presenças de várias mulheres, como as antigas vencedoras da Taça de Senhoras WRC, Isolde Holderied e Louise Aitken-Walker, da navegadora de vários campeões em várias disciplinas, Tina Thörner, e ainda de Michèle Mouton (vencedora do Rally de Portugal de 1982) e da sua navegadora, Fabrizia Pons.

Mas com os olhos postos também no futuro, o WRC Vodafone Rally de Portugal este ano vai ver compensadas as emissões de carbono do consumo do combustível usado nos veículos durante a prova.

scroll up