É já na primavera que começam a ser entregues as primeiras unidades modelo mais potente da Seat, o Leon Cupra.
Com o seu motor 2.0 TSI capaz de debitar 300 cavalos, o novo Leon Cupra não está apenas no topo da gama, sendo também o mais potente modelo de série alguma vez produzido pela SEAT. Os números em causa relativamente à potência deste motor merecem uma atenção especial. Este bloco não é apenas 10 cavalos mais potente face ao que era (passou de 290 CV para 300 CV). Muito mais relevante é a subida do binário máximo de 350 Nm para uns impressionantes 380 Nm, valor disponível numa faixa de rotações muito ampla, que se estende entre as 1800 rpm e as 5500 rpm. Com esta amplitude, o resultado é uma resposta de acelerador convicta e poderosa praticamente desde o ralenti até perto do corte do motor.
Este Cupra chegará também repleto da mais recente tecnologia e com as funcionalidades da nova gama Leon. Isto inclui sistemas de assistência à condução como o Sistema de Assistência em Trânsito, Assistente de Faixa de Rodagem, Cruise Control Adaptativo e Proteção de Peões, somando-se ainda o Travão de Estacionamento Elétrico e o Sistema Kessy, sem chave, e Engine Start.
O Media System Plus com ecrã de oito polegadas úteis destaca-se na nova geração de sistemas infotentretenimento, sendo também a primeira vez que o Leon Cupra recebe a consola central com Connectivity Box, que inclui carregador de telemóvel sem fios e antena GSM com amplificador de sinal para as zonas com baixa cobertura.
Peculiar é a opção da Seat em dotar a versão familiar deste Leon Cupra, o ST, de tração integral permanente em conjunto com caixa automática de dupla embraiagem (DSG). É preciso recuar ao ano 2000 para ver um Leon Cupra com tração integral. Agora, com tração integral a cargo do sistema 4Drive e a mais recente tecnologia de assistência à condução, o Leon Cupra ST DSG 4Drive será uma referência incontornável entre os modelos desportivos em termos de performance, de segurança e de versatilidade.
Para que esta máquina brilhante possa ser explorada ao máximo, o Leon Cupra vem também equipado de série com controlo de chassis adaptativo (DCC), sistema de direção progressiva e autoblocante eletrónico de diferencial. As capacidades dinâmicas do Cupra podem ser ajustadas ao gosto do condutor graças ao Perfil de Condução, com cinco modos à escolha: Comfort, Sport, Eco, Individual e, obviamente, o modo Cupra. Este modo é o mais apurado em termos de performance de um desportivo, levando a experiência de condução para um nível superior.