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Mini Countryman e Škoda Kodiaq são cinco estrelas

| Revista ACP

Euro NCAP divulgou novos resultados de testes de segurança automóvel e deu cinco estrelas aos modelos inglês e checo.

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O Euro NCAP revelou os resultados de quatro carros novos, das marcas Mini, Škoda, Nissan e Suzuki, quase todos eles de segmentos baixos, tirando o modelo da Škoda, um SUV de sete lugares.

Em termos de resultados, o Mini Countryman e Škoda Kodiaq obtiveram ambos uma classificação de cinco estrelas. Já o novo Micra, da Nissan, recebeu quatro estrelas no caso dos testes feitos com com equipamento padrão, e cinco estrelas quando foi testado com o pacote de segurança opcional. O mesmo aconteceu ao Suzuki Swift, mas com menos um estrela em cada uma das situações: três estrelas com equipamento padrão e quatro estrelas com o equipamento de segurança opcional.

Decompondo os resultados, todos estes modelos atingiram as cinco estrelas na categoria de proteção de ocupantes adultos, de proteção infantil e ainda de proteção para peões. As diferenças surgem quando são analisados os sistemas avançados de assistência ao condutor, fator que tem sido cada mais valorizado pela Euro NCAP.

O Škoda Kodiaq em teste vem equipado de série com um sistema de Travagem de Emergência Autónoma (TEA), que detecta peões e outros carros. A classificação de cinco estrelas do Kodiaq vem na linha dos resultados conseguidos pela marca checa: todos os Škodas testados recentemente tiveram a classificação de cinco estrelas.

O Mini também vem equipado com um TEA, mas apenas para outros carros, sendo que este sistema só atua para peões adicionando equipamento opcional. Já a Nissan colocou estas duas tecnologias (deteção de peões e carros) no pacote de opções (que foi testado 'Euro NCAP 5 * Pack') do Micra. Só o Suzuki Swift não dispõe de deteção de peões nas suas opções, ficando-se pela deteção de carros e apenas no pacote opcional.

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, explicou que "o Euro NCAP começou a recompensar os sistemas de deteção de peões nos sistema de TEA no ano passado. Esperamos ver uma adoção rápida de sistemas TEA que detectem também ciclistas, já que esse item irá fazer parte das avaliações no próximo ano".

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