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Green NCAP divulga 1ºs resultados com novas regras

| Revista ACP

Seis novos modelos foram testados já com a nova metodologia que analisa todo o ciclo de vida dos automóveis. 

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A Green NCAP revelou esta quinta-feira os resultados de seis veículos ao abrigo do novo esquema de classificação, actualizado e melhorado este ano.

A Audi leva para casa 5 estrelas para o seu sportback totalmente eléctrico, o Q4 e-tron, enquanto o Hyundai Bayon híbrido de 48V, o Renault Kangoo TCe 130 e o VW Caddy 1,5 l TSI ganham todos 2,5 estrelas. O Peugeot 308 1,2 l PureTech recebe 2 estrelas e o Genesis GV70, com o seu motor a gasolina de 2,5 l, só atinge 1 estrela.

Em 2022, os critérios de classificação da Green NCAP receberam uma actualização. À medida que as tecnologias do grupo motopropulsor melhoram e o mercado automóvel avança rapidamente para a electrificação, os protocolos de teste e o esquema de classificação foram ajustados para melhor se adaptarem à tecnologia em rápida evolução e às tendências de sustentabilidade.

"Até hoje, as nossas avaliações abrangiam apenas a avaliação de tanque para roda. Os automóveis obtinham assim uma classificação por estrelas com base no seu desempenho em termos de emissões e eficiência desde o ponto de carregamento ou bomba de combustível até ao desempenho na estrada", descreveu o Gestor Técnico Aleksandar Damyanov. "A nova classificação da Green NCAP abrange uma avaliação de gases com efeito de estufa Well-to-Wheel+, o que significa uma abordagem muito mais ampla".

Isto significa que as emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com a extracção, produção e distribuição de energia da fonte ("poço - well") são adicionadas às emissões medidas do tubo de escape ("roda - wheel"). O "+" indica que a construção de centrais eléctricas e refinarias também é considerada, mas ainda não a produção do veículo e da bateria em si.

Como anteriormente, a classificação combina os resultados de testes rodoviários do mundo real e diferentes investigações laboratoriais em bancos de rolos, contudo, os automóveis são agora submetidos a um processo de testes em duas fases. Os veículos que obtiveram bons resultados com base em testes na primeira fase qualificam-se para testes adicionais na segunda fase para provar a robustez do seu desempenho em condições mais difíceis.

 

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No primeiro lote de 2022, apenas o Audi Q4 e-tron se qualificou para os testes adicionais de robustez. Este grande SUV tem boa pontuação nas três partes da avaliação - Ar Limpo, Eficiência Energética e Gases com Efeito de Estufa - por ser um veículo totalmente eléctrico com zero emissões no tubo de escape e um grupo motopropulsor de alta eficiência, supostamente carregado com o "mix" média de electricidade europeia, conforme previsto para os próximos 16 anos. O Q4 perde apenas uma fracção de pontos nos testes de ambiente frio e de auto-estrada.

O Caddy VW tem uma pontuação de 2,5 estrelas, mas o seu Índice de Ar Limpo teria sido facilmente superior se as emissões de amoníaco tivessem sido melhor controladas. O Renault Kangoo, por outro lado, controla bem todos os poluentes, mas perde pontos devido ao seu maior consumo de energia e à produção de gases com efeito de estufa relacionada. O potente SUV de luxo do Génesis, o GV70, não conseguiu pontuar bem devido à sua significativa procura de combustível, ao mesmo tempo que também não conseguiu impressionar com o controlo adequado dos poluentes, o que acabou por deixá-lo apenas com uma estrela verde.

"A nova classificação Well-to-Wheel+ de gases com efeito de estufa dá uma avaliação muito mais realista do impacto ambiental real dos automóveis, quer sejam motores a combustão, eléctricos ou alguma combinação dos dois. Com a nova abordagem, esperamos encorajar o entendimento de que não só a entrega de um produto final limpo é importante, mas todo o processo deve ser tornado mais ecológico e transparente". diz Damyanov.

"Indo mais longe, também a produção de veículos e baterias deve encontrar o seu caminho para o sistema de classificação, no entanto, neste momento, mesmo as melhores análises não são suficientemente precisas para nos permitir fazer isto. Estamos, contudo, a trabalhar no sentido de uma metodologia holística baseada no ciclo de vida e introduzimos recentemente uma avaliação completa do ciclo de vida apenas para fins de informação do consumidor".

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