O Euro NCAP revelou esta segunda-feira os resultados dos primeiros testes de 2019 e as classificações de segurança dos três grandes off-roaders testados não poderiam ser melhor prenúncio: Honda CR-V, Mercedes-Benz G-Class e SEAT Tarraco conseguiram uma classificação máxima de cinco estrelas, isto já tendso em conta os ainda mais exigentes critérios em vigor em 2019.
O novo SEAT Tarraco partilha a plataforma MQB da Volkswagen com o Škoda Kodiaq, classificado como cinco estrelas pela Euro NCAP em 2017. Tendo em conta os protocolos mais rigorosos que este ano entraram em vigor, a classificação de cinco estrelas do Tarraco é ainda mais impressionante e sua pontuação de 97% na categoria de Proteção de Passageiros Adultos está entre as melhores alcançadas por um carro nesta categoria.
A geração anterior de Honda CR-V foi testada na versão diesel em 2013. Sinal dos tempos, a versão agora testada é um híbrido a gasolina, que a amarca nipónica antecipa vir a ser a mais vendida. O CR-V teve um bom desempenho em todas as áreas de segurança e garantiu a classificação de segurança máxima.
O robusto Classe G da Mercedes-Benz também conseguiu uma classificação de cinco estrelas, registando-se um desempenho impressionante em cada uma das quatro áreas de avaliação.
Segundo o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "estes três novos veículos competem no mesmo segmento e obtiveram os melhores índices de segurança. Isso é impressionante só por si, mas o facto de todos eles estarem equipados com sistemas Sistema de Travagem Automático para peões e ciclistas realmente demonstra o poder destes testes junto do consumidor, não apenas como forma de incentivar um melhor desempenho, mas também como promoção de novas tecnologias como equipamento de série no mercado europeu”.