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Baterias usadas: evite burlas

| Revista ACP

Antes de comprar um elétrico usado saiba o que deve assegurar para evitar burlas.

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Tal como acontece com os automóveis a combustão, a escolha de elétrico exige alguns cuidados, mas há diferenças a ter em conta, sobretudo a autonomia e a potência de carregamento.

A falta de carros novos está a levar os consumidores para o mercado dos usados elétricos e aqui a bateria surge à cabeça dos requisitos a ter em conta.

Mas a importância da bateria de um elétrico para o sucesso do negócio vai além dos aspetos técnicos. Convém verificar que tipo de contrato foi estabelecido: se na maioria dos casos a bateria é adquirida com o automóvel, há casos em que pode ter sido alugada.

O caso recente dos 100 elétricos comprados em segunda mão num stand e que ficaram bloqueados por falta de pagamento da mensalidade do aluguer, é um bom exemplo de como uma compra deve ser feita com cuidados redobrados.

Regra geral, as marcas anunciam uma garantia da bateria de oito anos ou 160 mil quilómetros para uma capacidade acima dos 70% do seu nível original durante este período.

Após a invasão russa à Ucrânia, Portugal abriu um regime excecional para cidadãos ucranianos renovável por um ano. até agora foram concedidos mais de 57 mil proteções temporárias.

Através deste regime de exceção, os proprietários de automóveis com matrícula ucraniana podem circular livremente em Portugal durante o período de validade da autorização de residência temporária.

Estão dispensados do pagamento de impostos, como o IUC, e isentos de apresentar a declaração aduaneira de veículos. Também podem legalizar a viatura para matrícula portuguesa sem pagar ISV, basta solicitar a isenção, que só pode ser pedida uma vez a cada 10 anos e apenas para um veículo por beneficiário.

Esta semana estivemos ao volante do Mitsubishi ASX. Tempo ainda para conhecer um dos raros Lotus Elite em Portugal. 

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