Surpreendente pelo design, performances e tecnologia, o Stelvio Quadrifoglio é o “SUV mais rápido em pista”, tendo conquistado, no mítico circuito de Nürburgring, o novo recorde da categoria: 7 minutos, 51 segundos e 7 décimos.
O Stelvio Quadrifoglio é equipado com o exclusivo motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina, construído em alumínio e inspirado em tecnologias e competências técnicas da Ferrari, que debita 510 cv de potência máxima a 6500 rotações por minuto e desenvolve 600 Nm de binário máximo entre as 2500 e as 5000 rpm. Acoplado à caixa automática de oito velocidades com regulação específica, permite efectuar mudanças em apenas 150 milésimos de segundo na modalidade de condução Race. O Stelvio Quadrifoglio é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e de atingir a velocidade máxima de 283 km/h, a mais alta da sua categoria.
Pela primeira vez, o motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina de 510 cv é associado ao inovador sistema de tracção integral Q4, que garante o máximo nível de performances, motricidade, prazer de condução e segurança em todas as situações. Em normais condições, o sistema Q4 transfere 100% do binário para o eixo traseiro. Com a aproximação do limite de aderência das rodas, o sistema transmite, em tempo real, até 50% do binário motor para o eixo dianteiro através de uma caixa de transferência.
O SUV desportivo da Alfa Romeo revela-se particularmente eficiente em termos de emissões e de consumos, graças ao sistema de desactivação dos cilindros de controlo electrónico e à função “sailing”, disponível na modalidade de condução Advanced Efficiency. Por fim, para maximizar a experiência de condução, o Stelvio Quadrifoglio oferece de série patilhas das mudanças em alumínio maciço, solidárias com a coluna de direcção.
O Stelvio Quadrifoglio é equipado com a exclusiva unidade de controlo AlfaTM Chassis Domain Control e é o único a oferecer, de série, o diferencial de Vectorização Activa de Binário AlfaTM (Active Torque Vectoring).
O primeiro dispositivo representa o "cérebro" do Stelvio Quadrifoglio, coordenando toda a electrónica de bordo de modo a proporcionar sempre as melhores performances e o máximo prazer de condução. Em concreto, o sistema gere e atribui, simultaneamente, tarefas específicas aos diversos sistemas activos, como o selector AlfaTM DNA Pro, a tracção integral Q4, o sistema de Vectorização Activa de Binário AlfaTM, as Suspensões Activas AlfaTM e o Controlo Electrónico de Estabilidade.
A tecnologia de Vetorização de Binário optimiza a motricidade do Stelvio Quadrifoglio, acentuando-lhe o carácter desportivo. As duas embraiagens de comando electrónico, inseridas no diferencial posterior, permitem controlar separadamente o binário para cada roda. Deste modo, a transmissão da potência ao solo é sempre ideal, mesmo em situações de condução no limite. É, assim, possível conduzir de forma segura e sempre muito divertida, sem nunca recorrer a intervenções invasivas do controlo de estabilidade.
O Stelvio Quadrifoglio detém dois recordes na categoria que o elegem como o SUV de melhores prestações no segmento: com um peso em vazio de 1830 kg, goza da melhor relação peso/potência da categoria (3,6 kg/cv) e da melhor potência específica (176 cv/l). Estes extraordinários resultados, índice de um elevado prazer de condução, foram alcançados através da perfeita distribuição do peso entre os dois eixos, o que exigiu uma particular gestão das massas e dos materiais, obtida quer trabalhando no layout do modelo quer colocando na posição mais central possível todos os elementos de maior peso.
A relação peso/potência ideal, por sua vez, foi conseguida mediante a utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono para o veio de transmissão e alumínio para o motor, suspensões, travões, portas, guarda-lamas, capô e porta da bagageira. O peso reduzido não prejudica a excelente rigidez de torção, garantia de qualidade ao longo do tempo, de conforto acústico e de estabilidade, mesmo em caso de solicitações extremas.
Um SUV de elevadas prestações, onde o estilo e o design não têm apenas valor estético, tornando-se complementares de factores como aerodinâmica, velocidade, potência e condução. Demonstram-no o capô, com escapes estruturais para a passagem do ar de dentro para fora do compartimento do motor; as entradas de ar laterais para consentir a refrigeração do permutador térmico, as mini-saias desportivas e os potentes guarda-lamas, todos da cor da carroçaria; os quatro terminais de escape e a “traseira cortada”, solução estilística inconfundível e pertença da tradição Alfa Romeo. Para além disso, o habitáculo do Stelvio Quadrifoglio foi "costurado" como um fato requintado, com cuidado artesanal e materiais de alta qualidade: fibra de carbono, pele e Alcantara.
A frente, onde encontramos o inconfundível e icónico "Trilobo", tal como todos os outros elementos dedicados a esta versão, foi desenhada para formar um organismo único, intimamente ligado aos valores mais profundos da marca e sintetizáveis em duas palavras que se tornaram uma espécie de marca de fábrica: “Bellezza Necessaria”.
No centro do tabliê sobressai o novo sistema de infoentretenimento Connect 8,8" – com função de navegação 3D como opcional – que possibilita a integração das tecnologias Apple CarPlay e Android AutoTM, desenvolvidas respectivamente pela Apple e pela Google para replicar o ambiente do próprio smartphone no ecrã de bordo, garantindo, assim, uma condução sempre conectada, segura e simplificada.