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A segurança pode vir a passar pelos airbags exteriores

| Revista ACP

Uns pensam nisso, mas outros já tetsam protótipos de airbags para proteger a carroçaria dos automóveis.

airbag carroceria

O grupo alemão de componentes para automóveis ZF anda há 10 anos a desenvolver um protótipo de airbags exteriores e, finalmente, está a chegar quase à fase de produção, já que a fase de testes com impactos reais, realizados no iníco do ano, deixaram excelentes indícios, segundo o fabricante alemão.  

A ZF garante que já não falta muito para que os novos veículos venham equipados com airbags exteriores na carroçaria de forma a evitar ao máximo mortes por impactos laterais. De acordo com os responsáveis do projeto, este airbag é capaz de minimizar em 30% os efeitos da colisão e até 40% a gravidade das lesões dos ocupantes.

Mas a complexidade da montagem deste sistema impede que seja adaptado a viaturas já em circulação. Segundo a ZF admite, é na fase de desenvolvimento de um novo automóvel que este sistema será incorporado, pois há vários sensores para instalar e ainda espaço extra para albergar os airbgs fechados.  

Recorde-se que a chegada dos airbags à indústria automóvel, significou um passo importante na segurança rodoviária. E, atualmente, não imaginamos veículos sem este tipo de equipamento. Pelo contrário, eles sucedem-se. Senão vejamos: os automóveis abaixo do segmento D têm dois airbags à frente, para o condutor e passageiro do lado.

A partir do segmento D, e falamos dos modelos premium, este equipamento de segurança passiva aumenta com mais dois airbags atrás e outros dois de cabeça, para condutor e passageiro do lado.

Se agora os grandes construtores começam a ponderar estender os airbags ao exterior dos carros, nas zonas laterais, de forma a minimizar os danos em caso de colisão, o grupo alemão de componentes para automóveis ZF adiantou-se nesta proposta há uns anos ao apresentar protótipos de airbags, justamente para colocação na carroçaria dos veículos.

Aquela empresa está convencida da eficácia desta medida ao garantir que o mais tardar, no início da próxima década, os airbags exteriores nos automóveis sejam uma realidade, com a ambição de obter zero mortes ao volante.

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