O essencial sobre cadeirinhas para crianças

Dúvidas frequentes e os testes mais recentes às cadeiras auto

A segurança rodoviária não tem idade

As cadeirinhas são a medida de segurança mais importante nos automóveis quando viajamos com crianças. Reduzem em 75% a probabilidade de morte e 90% a das lesões nos mais novos em caso de acidente.

O exame anual aos sistemas de retenção de crianças, suportado pelo ACP, analisou a segurança, facilidade de uso, ergonomia e substâncias nocivas dos novos modelos no mercado.

Como são feitos os testes às cadeirinhas?

Para elaborar o relatório, as cadeiras foram analisadas no laboratório ADAC em Landsberg com testes para medir a segurança em caso de impacto frontal e lateral, o manuseio e instalação, ergonomia e conforto, ou presença de substâncias perigosas nos tecidos. A principal diferença deste estudo é que é mais exigente do que o necessário para obter a homologação de acordo com a legislação da União Europeia. Os clubes automóveis europeus, entre os quais o ACP, desenvolvem estes testes.

Dos testes efetuados, só uma cadeira teve nota máxima e outras quatro nota mínima. Conheça a avaliação de 2019 às cadeiras auto.

Dúvidas frequentes sobre as cadeiras auto

Qual o assento mais seguro para colocar uma cadeirinha no carro?

O lugar mais seguro é o banco traseiro, de preferência no meio (nº 3 na imagem). Mas, como a maioria dos carros não tem um banco central com espaço suficiente, um cinto de segurança de 3 pontos ou ISOFIX, a melhor alternativa é atrás do banco do passageiro da frente (nº 4 na imagem).


Cadeirinhas e airbags

Transportar uma criança num sistema de retenção colocado à frente, sem desativar o airbag é colocá-la perante um perigo extremo. É por isso que as cadeirinhas e suportes para bebés devem ser instalados no banco traseiro.Especialistas da Universidade de Portland, afirmam que o risco de uma criança sofrer uma lesão grave no banco do passageiro dianteiro é quase três vezes maior do que no banco traseiro.

Porquê ter a cadeira virada para a retaguarda do veículo até aos 15 meses e não até aos 4 anos?

A cabeça de uma criança pequena é grande e pesada em proporção ao resto do seu corpo e o seu pescoço é relativamente fraco. Uma cadeira virada para trás reduz o risco de lesões no pescoço em caso de acidente. Os reguladores europeus definiram os 15 meses como a idade máxima obrigatória para ter as crianças voltadas para trás. No entanto, muitos sistemas de retenção de crianças R129 são aprovados para uso mais prolongado na retaguarda, por exemplo, por crianças até 105 cm (cerca de quatro anos).

Porquê o critério da altura da criança?

A norma R44 classifica as cadeirinhas pelo peso da criança. No entanto,as crianças crescem de maneiras diferentes. Por exemplo, uma criança pode ter um determinado peso, mas ao escolher a cadeira segundo os padrões R44 pode descobrir que as cabeças estão acima do topo do assento. Já os indicadores usados pela norma R129 contemplam a altura, mas também um limite de peso. Já a idade é um critério comum às duas normas, R44e R129, mas não pela mesma razão, já que as crianças podem variar muito em tamanho e peso para uma determinada idade. A única obrigação que recorre à idade nos critérios da R129 é que as crianças só são obrigadas a viajar viradas para trás até aos 15 meses de idade.

Os diferentes grupos

Os diferentes grupos e a idade média da criança segundo a norma R44 estão na infografia acima. Note-se que a idade não é um critério obrigatório,mas uma indicação que se relaciona com idade e peso de uma criança média. Assim, as categorias de peso sobrepõem-se, permitindo maior flexibilidade para os casos em que as crianças não refletem as tendências médias, impedindo que as crianças transitem de grupo demasiado cedoou tarde demais.

O que é o I-SIZE?

As cadeiras i-Size são diferentes porque obrigam ao transporte das crianças de costas para a estrada até aos 15 meses de idade, estão equipadas com dois ou três pontos de fixação Isofix e a escolha da cadeira é feita com base na altura da criança, e não pelo peso.

Posso usar uma cadeira I-SIZE que esteja equiparada com Isofix?

Cadeiras i-Size podem ser usadas em qualquer carro que apresente o símbolo i-Size; no entanto, os carros mais antigos podem não ser "i-Size ready", mesmo que tenham pontos ISOFIX. Se este for o caso, verifique se o seu automóvel está incluído na lista de acessórios do sistema de retenção para crianças.

Regulamentos de segurança

Para simplificar o processo de seleção da cadeirinha, foram implementados regulamentos e normas para garantir padrões globais de segurança. Na Europa e na maior parte do mundo, vigoram os padrões de teste UN R44/04 e UN R129/02 (i-Size).

Qual a diferença entre os regulamentos R44 e R129?

O R129 usa a altura da criança para determinar se uma cadeirinha é a mais adequada. Este critério torna mais fácil encontrar o tamanho correto para a criança. Existe também um limite de peso. No entanto, difere do R44/04, que usa apenas o peso

Teste de impacto lateral

O R129 inclui um teste de impacto lateral do assento para garantir proteção nas colisões de impacto lateral.

Voltado para a retaguarda

Os sistemas de retenção para crianças R129 exigem que as crianças viajem viradas para trás até pelo menos aos 15 meses. Isto é feito, em parte, definindo uma altura mínima de 76 cm para permitir que as crianças viajem viradas para a frente. Em contrapartida, o R44 permite crianças viradas para a frente a partir dos 9 kg (aproximadamente 9 meses de idade).

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