Equipamentos de segurança a ter no carro

Do colete ao extintor, saiba o que deve ter no seu veículo

Cada condutor é responsável pela segurança a bordo. Esta pode ser garantida através de uma condução defensiva, e através de um conjunto de elementos presentes no carro, como o cinto de segurança, os travões ou o airbag.

Existem ainda outros equipamentos de segurança que deve conhecer e saber como os transportar, usar e manter.

Colete e triângulo retrorrefletor

São ambos obrigatórios para todos os veículos a motor, com exceção dos veículos com duas ou três rodas, motocultivadores ou quadriciclos sem caixa. Têm de ser retrorrefletores, o que quer dizer que terão de refletir a luz que neles incide. Podem ser de cor amarela, laranja, verde ou rosa, mas terão de obedecer a uma das duas normas: EN 471 ou EN 1150.

O condutor tem de usar o colete retrorrefletor sempre que o carro estiver imobilizado na berma ou na via e estiver a colocar o sinal de pré-sinalização de perigo (triângulo), a reparar o veículo ou a remover objetos que tenham caído na via pública. Podem ser guardados na bagageira do carro, uma vez que não existe a obrigatoriedade do condutor sair do carro com o colete vestido.

Já o triângulo deve ser utilizado sempre que o veículo estiver imobilizado na faixa de rodagem, na berma ou tenha deixado cair qualquer carga. Deve ser colocado de modo a que seja visível a uma distância de 100 metros e nunca a mais de 30 metros do veículo imobilizado.

Documentos a ter sempre consigo

 Ao conduzir, certos documentos não podem faltar. Além do seu cartão de cidadão e carta de condução, deve transportar o comprovativo do seguro, do registo de propriedade do carro (livrete), certificado de inspeção técnica (caso o veículo tenha mais de quatro anos) e certificado de conformidade (COC).

Este último documento é emitido pelo fabricante do seu carro e atesta que as características técnicas do automóvel estão em conformidade com os requisitos ambientais e de segurança obrigatórios na União Europeia. Se procedeu a a modificações no seu veículo, este terá de ser submetido a inspeção individual para novo COC. Deve proceder do mesmo modo com qualquer veículo importado, uma vez que sem este documento não poderá legalizá-lo.

Caixa de primeiros-socorros

Também conhecido como kit de primeiros socorros é um elemento de segurança que pode fazer a diferença. São obrigatórios nos transportes coletivos de crianças, como o como determina o artigo 14º da Lei nº 13/2006. Apesar de não ser obrigatório para os ligeiros de passageiros, o espírito da Lei pode ser uma inspiração para adotarmos este a adoção deste elemento de segurança.

Este deve estar guardado no interior do veículo, de modo a que seja facilmente acessível. Deve ser resistente ao choque, não possuir arestas cortantes, nem possuir um material que danifique o seu conteúdo. Deve ser de apresentar uma cor viva e perfeitamente identificável. Deve ainda ser hermética e ter fecho. O seu conteúdo deve incluir:

  • Rolo adesivo;
  • Pensos rápidos;
  • Gaze de vários tamanhos;
  • Compressas para queimaduras de vários tamanhos;
  • Ligaduras elásticas;
  • Manta de primeiros socorros (210 cm x 160 cm) em poliéster metalizado em embalagem fechada;
  • Compressas para feridas;
  • Ligaduras triangulares (imobilização de fraturas);
  • Tesoura;
  • Pinça;
  • Desinfetante para as mãos;
  • Manual de primeiros-socorros.
Primeiros socorros

Extintor

Este é outro elemento de segurança obrigatório nos veículos de transporte coletivo. No caso dos veículos de passageiros, os extintores deverão ter capacidade não inferior a 2 kg e pertencer às classes A, B, e C. Só devem ser colocados na bagageira caso constituam risco para a condução ou segurança dos passageiros se forem colocados, de modo acessível, no habitáculo. Têm de estar carregados e em condições de imediata utilização, além de apresentarem bem legível a validade e entidade responsável pela manutenção, operação esta que deve ser feita anualmente.

Se o seu carro for movido a gás, é obrigatório que tenha extintor em todas as ocasiões, parado ou em circulação. O extintor deve ser sempre acondicionado com um suporte de montagem, de preferência por baixo do banco do condutor.

scroll up