Car sharing e rent-a-car: diferenças e vantagens

Saiba qual a melhor opção de mobilidade para si

"Car sharing" e "rent-a-car" são duas expressões que definem dois serviços de aluguer de viaturas sem condutor. No entanto, enquanto a primeira permite a utilização em cidade por períodos curtos, por vezes de minutos, a outra garante o transporte durante um ou mais dias. Conheça as diferenças entre os dois serviços, a nova legislação, seguros e quais as vantagens que detém como sócio ACP ao contratar estes serviços.

Diferenças entre rent-a-car e car sharing

Rent-a-car:

  • Apesar da reserva poder ser feita online ou por telefone, a recolha e entrega do veículo obrigam sempre a alguma burocracia, muitas vezes em papel.
  • Este serviço obriga à existência de um estabelecimento fixo: o cliente vai à loja de rent-a-car buscar o carro e firmar o contrato, mesmo tendo feito a reserva online e a utilização está sujeita a uma tarifa diária.

Car sharing:

  • A interação é totalmente virtual, através de uma aplicação num smartphone. A viatura encontra-se estacionada na via pública, ficando o utilizador obrigado a estacioná-la dentro do raio de ação do serviço após a utilização do carro.
  • Este serviço implica um período de aluguer mais curto, com tarifas normalmente aplicáveis por cada minuto de utilização.
  • Assim, entende-se por serviços de curta duração de car sharing a utilização do veículo nas seguintes condições:

- até 12 horas

- percursos até 100 km 

  • De notar ainda, que os veículos destinados a car sharing estão sujeitos à obrigação de ostentarem um dístico identificador do serviço a que se destinam.

Mobilidade verde

A tendência legislativa relativa à diminuição das emissões de CO2 dos automóveis ligeiros, sobretudo nas grandes cidades, é uma realidade.

Neste sentido, e de acordo com estudos no domínio dos transportes, cada carro partilhado tira da estrada 15 carros particulares. E depois de aderirem a um serviço de car sharing, os utilizadores tendem a percorrer menos 40% de quilómetros, em comparação com a utilização que fariam no seu carro particular.

Outro fator verde positivo: as alterações legislativas do Decreto-Lei nº47/2018 obrigam a que, pelo menos, 10% da frota de uma empresa de rent-a-car ou car sharing cumpra as normas Euro V (limites de emissão de gases com efeito de estufa).

E os seguros?

A maioria dos serviços de car sharing incluem seguro contra todos os riscos no valor do aluguer. No entanto, caso ocorra algum imprevisto, existe uma franquia para danos da responsabilidade do condutor, franquia essa que pode variar de serviço para serviço. Por outro lado, alguns serviços incluem a possibilidade de redução dessa franquia para 0€, caso o utilizador pague uma quantia (às vezes 1€) extra em cada utilização. No entanto, depende do utilizador a leitura atenta dos “termos e responsabilidades” do serviço.

O mesmo acontece com os serviços de rent-a-car. É muito importante recorrer apenas a empresas autorizadas, daí que se recomende a consulta do portal da IMT. Do mesmo modo, um bom site de aluguer de viaturas deve explicar quais os seguros incluídos na tarifa base, assim como a informação (em papel ou digital) de determinadas condições:

  • Características da viatura
  • Modalidades da caução
  • Coberturas do seguro
  • Modo de entrega da viatura
  • Custos de cancelamento da reserva
  • Restrições de idade ou anos de licença de condução
  • Pessoas que podem conduzir o veículo
  • Número máximo de quilómetros
  • Locais de circulação

A empresa de aluguer nunca poderá responsabilizá-lo por danos que não sejam da sua responsabilidade. Por isso é fundamental que, ao recolher a viatura, verifique o estado da mesma.

Para se proteger é aconselhável informar-se sobre os seguros incluídos na tarifa base (podem não estar incluídas coberturas como, por exemplo, furto e/ou roubo, atos de vandalismo, fenómenos naturais, pneus ou para-brisas).

Vantagens em ser sócio ACP

Ser sócio ACP também ajuda a diminuir a tarifa de serviços de rent-a-car e car sharing. O ACP oferece-lhe uma parceria com uma das maiores empresas de aluguer de viaturas sem condutor do mundo. Beneficie de 50% de desconto no rent-a-car sobre a melhor tarifa online e 20% de desconto no car sharing de viaturas elétricas.

Conheça os descontos ACP no aluguer de viaturas em regime de rent-a-car ou car sharing

Saiba mais

 

Fontes:
IMT
Deco
Hertz
scroll up