5 avarias típicas de inverno

Proteja a saúde do seu carro na estação mais fria

Com frio e chuva entra-se de imediato no carro, liga-se o aquecimento no máximo e “aquece-se” o motor. Começam aqui alguns erros comuns de inverno, geradores de problemas de segurança e avarias. Felizmente, são fáceis de evitar.

1. “O carro não pega ou engasga-se”

Bateria. No inverno, a bateria deve ser um dos principais componentes a verificar. O frio reduz a sua capacidade de carga e as temperaturas baixas são mais exigentes no arranque do motor, nos componentes eletrónicos, nas luzes, no aquecimento, ar condicionado, alternador e motor de arranque.

Nas baterias mais antigas verifique os níveis e acrescente água destilada até ao limite máximo do nível. Se a bateria for mais recente (“sem manutenção”) a solução mais segura é a substituição. O ACP efetua testes de diagnóstico gratuitos ao estado da sua bateria e dispõe de uma vasta oferta para todos os modelos e marcas de automóveis. Se for necessário, faremos a sua substituição com instalação gratuita. Saiba mais

Velas de ignição. As temperaturas frias obrigam a um esforço suplementar no arranque. Se o seu carro pegar com dificuldade a frio ou o ralenti estiver irregular, está na altura de as verificar.

2. “O motor está a ferver”

Óleo do motor. O óleo do motor tem o papel fundamental de lubrificar os diversos componentes mecânicos do motor. No inverno, o frio pode reduzir a capacidade de lubrificação. Em regiões mais frias, deverá escolher um óleo adequado, mais fino.

Outros fluidos importantes. O fluido refrigerante do motor é essencial para o correto funcionamento do circuito de arrefecimento. É importante a sua substituição regular e a utilização de anticongelante.

Acrescente também um anticongelante específico ao líquido de limpeza do para-brisas, visto que se a solução congelar, pode danificar a bomba elétrica do esguicho.

3. “O carro derrapa, não agarra”

Pneus. Um elemento de segurança fundamental, visto que estabelece a união entre carro e estrada. Existem pneus específicos para inverno, com maior escoamento e aderência em piso molhado. Considere-os, assim como as correntes de neve, caso seja necessário.

4. “Não se vê nada”

Sistema elétrico e visibilidade. Com dias mais curtos e escuros, a utilização acrescida do sistema de iluminação do veículo leva a um maior potencial de avarias. A sua verificação frequente, bem como do sistema de desembaciamento é prioritária. Lembre-se que o ar condicionado não serve apenas para o verão. No inverno também é extremamente útil, visto que introduz ar seco no interior do carro, evitando o embaciamento dos vidros.

As escovas são fáceis de esquecer, nomeadamente a seguir a períodos longos secos. Calor, frio, insetos e acumulação de sujidade são prejudiciais à borracha das escovas. Esteja atento e mude-as assim que necessário.

Nunca utilize água quente para retirar gelo dos vidros - o aumento repentino da temperatura provoca a expansão de pequenas rachas e riscos produzidos durante a circulação normal em estrada. Por fim, não ligue de imediato o sistema de desembaciamento traseiro porque a diferença de temperatura pode quebrar o vidro.

5. “Convém aquecer o motor”

Não o faça. O hábito de aquecer o motor de manhã não produz benefícios nos automóveis atuais. Além de sobrecarregar o catalisador, reduz a eficiência das velas e consome combustível inutilmente. Arranque assim que possível e conduza de forma moderada, até atingir a temperatura normal de funcionamento do motor.

 

As melhores soluções: prevenção e assistência

O ACP dispõe de oficinas próprias onde presta um conjunto de serviços rápidos de manutenção do seu automóvel, efectuada por mecânicos credenciados e peças originais selecionadas que incluem desconto até 30% para sócios. Marque uma inspeção rápida e enfrente o inverno descansado. Contacte-nos.

Se mesmo assim o seu carro ou moto avariarem na estrada e a reparação no local não for possível, o ACP transporta o seu veículo para uma oficina à sua escolha (nos limites estipulados no regulamento de assistência) e o clube assume o custo da mão de obra. O sócio pagará apenas o custo das peças necessárias.


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