ACP-BP

Pub

Álcool tira a carta a condutores de trotineta

| Revista ACP

Mais de 200 alemães que regressavam do Oktoberfest de trotineta ficaram sem carta por excesso de álcool.

trotineta

A trotineta não é um brinquedo e circular sob o efeito de álcool também pode dar direito a ficar sem carta de condução. Foi isso mesmo que centenas de alemães descobriram durante o Oktoberfest, tradicional festival de cerveja que se realiza todos os anos em Munique.

A ideia era fugir à confusão do trânsito e ao controlo da quantidade de álcool por parte das autoridades. A solução foi tentar regressar de trotineta elétrica, só que foram surpreendidos pela polícia.

Dos milhares de condutores intimados soprar o balão, 414 ultrapassavam o limite máximo permitido, mas 254 acabaram por ver a sua carta de condução apreendida.

Apesar desta medida ter sido contestada, a verdade é que a polícia alemã considera as trotinetas elétricas veículos motorizados, logo não podem ser conduzidas sob a influência de álcool. Com 0,5 mg surge a multa e com mais de 1,1 mg a carta é apreendida por um período que pode variar entre seis meses e cinco anos. Esta classificação das trotinetas, que visou especificamente combater os abusos, foi implementada em junho.

scroll up