ACP-BP

Pub

Skoda RS 245 e Octavia Scout brilham em Genebra

| Revista ACP

No salão suíço, a Skoda apresentou duas propostas diferentes: o potente RS 245 e o aventureiro Octavia Scout.

O novo RS 245 que a Skoda apresentou hoje em Genebra é o mais potente Octavia de sempre. Relativamente ao seu “irmão” RS (230 cv) que já conhecemos, esta versão oferece mais potência e maiores prestações (245 cv).

Além de adicionar mais 15 cv de potência aos seus motores, o binário deste Octavia RS 245 também sai beneficiado, com mais 20 Nm, o que perfaz 370 Nm disponíveis entre as 1600 e 4300 rpm. Nas prestações, os 0-100 km/h são efetuados em 6.6 e 6.7 segundos, carro e carrinha respetivamente, apenas uma décima menos que o RS. A velocidade máxima mantém-se limitada a 250 km/h.

No que toca ao estilo, as diferenças são subtis com o RS 245 a exibir alguns detalhes em preto brilhante e jantes exclusivas de 19”. No interior, e com a mesma subtileza também se podem encontrar algumas diferenças relativamente ao RS.

O Octavia RS 245 conta ainda com uma longa lista de tecnologias disponíveis de série como o sistema de info entretenimento com ecrã de 9.2 polegadas, ligação wifi, controlo por voz, carregamento por indução do telemóvel, Mirror Link, Apple CarPlay, Android Auto, aplicações e muitas mias coisas. O equipamento de segurança surge reforçado com a travagem de emergência autónoma, ajuda à utilização de reboque, detetor do ângulo morto, alerta para tráfego pela traseira e o “Crew Protect Assist” que fecha os vidros e o teto de abrir, em caso de previsão de impacto, aumentando a tensão nos cintos de segurança.

Mas a família Octavia não se fica por aqui, a ela junta-se o Octavia Scout, mais versátil e vocacionado para deslizar em terrenos aventureiros.

Além das proteções em plástico adicionais na carroçaria, o Octavia Scout apresenta um aumento da distância ao solo de 30mm, e nas motorizações está disponível com o bloco 1.8 TSI de 180 cv e o motor 2.0 TDI de 150 e 184 cv de potência. Neste último, além da caixa manual de seis velocidades, passa a estar disponível uma transmissão automática de sete relações (DSG). Além disso, o sistema de tração integral é oferecido de série.

scroll up