ACP-BP

Pub

Renault EZ-PRO veículo-robô para logística urbana

| Revista ACP

Este concept elétrico e autónomo da Renault mostra a visão do futuro da distribuição nas cidades, de forma rápida e segura. 

EZ PRO_1920

Num mundo em que a crescente urbanização fará com que, até 2030, mais de 70% da população resida nas cidades, não é apenas a circulação das pessoas que se impõe repensar. É também uma nova era que se abre para a circulação de produtos: rapidez, flexibilidade e fiabilidade são as novas expetativas dos consumidores, numa altura em que o número de compras online cresce exponencialmente. Esta procura por ritmos de entregas cada vez mais acelerados e rigorosos é acompanhada por condicionantes cada vez mais restritas nos centros urbanos.

Assegurar uma mobilidade sustentável para todos, hoje e amanhã, é a filosofia do Grupo Renault ao propor soluções que abrangem o maior número de pessoas. A mobilidade de amanhã será elétrica, conectada, autónoma e partilhada. Inclusive para o transporte de mercadorias e, particularmente, a «do último quilómetro».

Esta visão é materializada pelo Renault EZ-PRO, um protótipo de um veículo-robô vocacionado para a logística urbana do último quilómetro. Totalmente elétrico, conectado, autónomo e partilhado, o EZ-PRO é composto por dois elementos diferentes designados por ‘pods’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada para uma grande diversidade de utilizações e formatos.

O protótipo Renault EZ-PRO acompanha a evolução do tradicional motorista/distribuidor para a sua nova função de assistente. Aquele que organiza e supervisiona as entregas de uma frota completa de veículos, a partir do seu espaço de trabalho móvel.

scroll up