ACP-BP

Pub

O cheiro único a carro novo

| Revista ACP

Sommelier é talvez a profissão mais desconhecida do setor, mas a ela se deve aquele aroma inconfundível de uma marca.

Seat cheiros

A identidade de um carro também se reconhece pelo cheiro. De tal forma que, mesmo trocando muitas vezes de carro, há quem reconheça a marca só pelo cheiro.

Antes do lançamento de um automóvel, há milhões de quilómetros percorridos por especialistas. Mas dentro das fábricas existem outros especialistas que olham pelo bem-estar dos futuros clientes de uma marca. Verdadeiros “escultores” sonham com um novo design. “Alfaiates” alinham tecidos e promovem combinações de cores e materiais. Até “fisioterapeutas” cuidam da posição ideal e apoios adequados para os bancos de um automóvel.

E os sommeliers estudam o tal “cheiro a carro novo”. Uma equipa de químicos que realizam mais de 400 provas olfativas por ano, expondo o protótipo a temperaturas até 60º. É talvez a profissão mais desconhecida da indústria automóvel e em que o nariz é o fator “x”. Mas para que a perfeição seja alcançada, no que aos aromas diz respeito, estes profissionais não se podem perfumar nem fumar. Tudo para que os resultados dos testes não sejam adulterados.

Indústria do nariz

Todas as marcas se preocupam com o ambiente a bordo, seja de cheiro a carro novo ou a carro mais usado… vejamos alguns casos:

A Volvo conta com uma equipa especializada a quem chama “Nose Team”, que avalia o cheiro de diversos objetos para determinar se podem ou não ser utilizados no interior dos carros. A marca sueca tem mesmo um responsável pela qualidade do ambiente interior dos seus automóveis, de forma a garantir que este é mais respirável que o do exterior.

Se é dos que gosta de mudar de perfume com regularidade, a Mercedes pensou em si. O sistema “Air-Balance” com quatro fragrâncias distintas, difundidas através de um ionizador para melhorar a qualidade do ar no interior do veículo, promete refrescar o ambiente em todas as estações do ano.

Não gosta de aromas? A Lexus e a Toyota pensaram em si. O Nanoe é um sistema que purifica o ar do habitáculo e elimina as partículas responsáveis pelos odores. A tecnologia funciona libertando partículas microscópicas com carga negativa no habitáculo para purificar o ar e desodorizar eficazmente os bancos. A melhor parte? Estas partículas hidratam a pele e o cabelo.

scroll up