ACP-BP

Pub

Iluminação vai ajudar ainda mais os condutores no futuro

| Revista ACP

A Ford está a desenvolver uma nova iluminação que pode vir a detetar pessoas e animais até 120 metros de distância.

A nova tecnologia dos faróis dos automóveis tem evoluído significativamente possibilitando aos condutores viverem numa época de iluminação, com um forte contraste entre a visibilidade da condução noturna que hoje se desfruta e os faróis drasticamente menos eficazes que os seus avós dispunham para iluminar a estrada à sua frente.

“Partimos daquilo que eram essencialmente meras velas e chegámos às eficientes e eficazes luzes de xénon e LED. No futuro, veremos mais luzes LED super brilhantes nos automóveis, o que pode realmente ajudar os condutores a permanecer alerta. A visibilidade à noite é agora muito melhor. Como da noite para o dia”, afirma Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de iluminação da Ford.

Ainda de acordo com o especialista da Ford, a marca “está agora a desenvolver uma nova tecnologia de iluminação localizada que ajuda a chamar a atenção do condutor para os peões, ciclistas e até mesmo animais grandes que se encontrem no caminho do veículo. Com recurso a uma câmara de infravermelhos poderá localizar e seguir pessoas e animais maiores até 120 metros de distância”.

scroll up