ACP-BP

Pub

Ford e Vodafone querem ajudar a encontrar estacionamento

| Revista ACP

As duas empresas estão a desenvolver uma tecnologia que mostra onde ficam parques estacionamento e se têm lugares disponíveis.

FORD VODAFONE

A Ford e a Vodafone estão a desenvolver um sistema de Orientação de Lugares de Estacionamento, uma nova tecnologia para veículos conetados que informa os condutores sobre quantos lugares estão disponíveis nos parques de estacionamento mais próximos e como lá chegar.

 Atualizado em tempo real, com base nos dados dos parques de estacionamento, a Orientação de Lugar de Estacionamento, está a ser testada pela Ford e pela Vodafone na Alemanha, no âmbito do programa KoMoD (im Kooperative Mobilität digitalen Testfeld Düsseldorf), um projeto intersetorial no valor de 15 milhões de euros, destinado a ensaiar novas tecnologias para veículos conectados e de condução automatizada.

 Este programa vai ainda facultar aos condutores outras funcionalidades como o Sistema de Assistência de Semáforos, Sistema de Informação em Túneis, Sistemas de Controlo de Tráfego, assim como Avisos Vários acerca de eventos ou ocorrências que podem vir a condicionar o trânsito local, ou de informação acerca das condições meteorológicas. Esta função comunica automaticamente as condições meteorológicas de um veículo para outros que estejam próximos, por exemplo, se os limpa-vidros automáticos de um veículo detetarem chuva, essa informação é emitida para avisar outros condutores mais próximos, com notificações nos respetivos ecrãs, permitindo-lhes, caso queiram, ajustar a sua velocidade ou o seu trajecto.

scroll up