ACP-BP

Pub

Dez carros com nome de gente famosa

| Revista ACP

Stirling Moss, Sergio Pininfarina ou Valentino Balboni são nomes com que as marcas batizaram os seus modelos.

ferrari enzo_1920

Não são apenas os níveis de performance que tornam alguns automóveis muito especiais. Estes supercarros também precisam de identidade e um nome famoso vai fazer com o público preste mais atenção à marca.

Para isso, os fabricantes homenageiam geralmente os seus fundadores, designers, engenheiros ou pilotos de competição associando o seu nome a um modelo já existente em que a imagem desportiva do carro se liga a nomes de pessoas que contribuíram para essa mesma distinção.

Conheça  dez supercarros com nome de gente famosa:

Acura NSX Alex Zanardi

 Como muitos ex-pilotos de F1, Zanardi foi para os EUA onde se sagrou campeão na Champ Car em 1998 e 1999. Como a sua equipa usava motores Honda, o importador americano criou uma versão especial do NSX com apenas 51 unidades.

Bugatti Veyron Ettore Bugatti

Não bastava que este modelo tivesse o nome do antigo piloto Pierre Veyron, a marca francesa resolveu homenagear também o fundador Ettore Bugatti com este exemplar único, último de uma série de homenagem a "lendas" da marca.

Chevrolet Corvette C5 Ron Fellows

Ron Fellows foi um piloto canadiano que trabalhou com a General Motors não só fazendo testes aos carros como levou a marca às cinco vitórias da classe nas 24 Horas de Le Mans e a vitória à geral nas 24 Horas de Daytona.

Ferrari Enzo

Depois do final da produção do F50, a marca italiana resolveu homenagear o seu fundador, Enzo Ferrari, com o nome do seu próximo supercarro. Apenas foram produzidas 453 unidades, com todos os proprietários escolhidos a dedo.

Ferrari Pininfarina Sergio

Esta série limitada a seis unidades, derivada do Ferrari 458, homenageia especificamente o nome de um membro da família, aquele que mais contribuiu para a identidade moderna da marca italiana.

Ford Shelby Mustang

Carroll Shelby fornecia os motores para o famoso desportivo Ford Cobra. Uma ligação que a marca não esqueceu passando desde 2005 a utilizar nas versões mais desportivas do Mustang o nome do antigo vencedor de Le Mans.

Lamborghini Gallardo Valentino Balboni

Valentino Balboni testou 80 por cento de todos os carros construídos pela Lamborghini desde 1963, e os responsáveis da marca reconheceram o seu contributo com esta série especial limitada.

Maserati Alfieri

Ainda sem data de produção marcada, espera-se que este protótipo substitua o Maserati Granturismo. Alfieri era o melhor engenheiro entre todos os seus irmãos, que trabalharam para várias marcas antes e depois de fundarem a Maserati.

Mercedes SLR McLaren Stirling Moss

Para homenagear Stirling Moss, um dos mais famosos pilotos de todos os tempos, a McLaren construiu 75 unidades do Mercedes SLR com uma carroçaria semelhante à do 300 SLR que Moss levou à vitória nas Mille Miglia, em 1955.

Pagani Huyara BC

"BC" significa Benny Caiola, um empresário que foi dono da maior coleção privada de Ferraris do mundo, mas também gostava dos carros da Pagani. Após a sua morte, Horacio Pagani homenageou o seu benfeitor com uma série limitada do Huayra.

scroll up