ACP-BP

Pub

Anúncio do Lexus ES escrito por inteligência artificial

| Revista ACP

E o primeiro anúncio do mundo redigido por Inteligência Artificial e dirigido por um realizador premiado com Óscar.

Lexus ES_300H

A Lexus acaba de se lançar num novo desafio, desta vez na produção de filmes, com "Guiado pela Intuição/Driven by Intuition", um anúncio cujo guião foi totalmente escrito com recurso à inteligência artificial (IA). A realização ficou a cargo de Kevin Macdonald, autor de trabalhos como "O Último Rei da Escócia", o filme biográfico sobre Whitney Houston, "Whitney", e o documentário "Um Dia em Setembro", vencedor de um Óscar.

A estreia mundial desta colaboração entre IA e um fabricante de renome tem como principal objetivo testar os limites de ambos e perceber como humanos e máquinas podem trabalhar em perfeita harmonia, explorando a importância da intuição na relação entre si e mostrando as caraterísticas do novo sedan executivo, Lexus ES.

O resultado é uma curta dramática: um filme de um minuto que conta a história de um Mestre Takumi da Lexus que, ao terminar o seu meticuloso trabalho, liberta o novo Lexus ES para o mundo, apenas para que ele seja levado e ameaçado pela destruição. No momento crucial, o sistema automático de travagem de emergência do carro é ativado para salvar o dia, demonstrando o valor e a eficácia da tecnologia intuitiva incorporada no modelo.

Para produzir a história original, a IA foi “treinada” com 15 anos de anúncios de automóveis de luxo que ganharam prémios criativos internacionais em Cannes. Foi também preparado com dados de inteligência emocional pela Unruly para poder saber que momentos se ligavam de forma mais intensa com os espectadores e entender como ações, objetos, locais e emoções são usadas em diferentes combinações e sequências para comunicar as mensagens desejadas.

scroll up