Handicap

O que é, como funciona

HANDICAP

O Golfe é um desporto onde todos os jogadores podem competir entre si apesar de terem diferentes níveis de jogo. Isto deve-se ao facto de existirem Handicaps. Um jogador de Handicap 0 é aquele que faz uma volta no mesmo número de pancadas do Par do Campo e os jogadores de níveis mais fracos precisam de ser compensados pelo número de pancadas que em média fazem acima do Par do Campo. O Handicap poderá ir até ao 36, ou seja mais 36 pancadas que o par do campo ou 2 pancadas em média em cada buraco (18 buracos).

O sistema permite avaliar a evolução de cada jogador e permite premiar aqueles que em competição melhoram face ao seu próprio nível de jogo. Como cada jogador faz o seu Handicap no seu Home Course e existem alguns campos fáceis e outros difíceis, o sistema criou o Handicap de Jogo que permite avaliar o número de pancadas que o jogador necessita para jogar naquele campo específico.

Esse cálculo é definido por uma classificação de cada campo pela Federação e avalia os vários tipos de dificuldades que se podem encontrar num campo, como sejam distâncias, ventos dominantes, dog-legs, topografia, etc, etc.

HANDICAP EGA

A EGA, Associação Europeia de Golfe, tem, ao longo de vários anos, estudado a melhor forma de uniformizar os Handicaps na Europa. Como os jogadores viajam cada vez mais, realizam-se mais do que nunca jogos entre jogadores de diferentes Federações, tendo estes sistemas de Handicaps diferentes. Mesmo dentro da própria federação nacional, nem sempre os Handicaps são calculados da mesma forma, impossibilitando assim a competição equitativa. Consequentemente, a EGA desenvolveu o novo «Sistema de Handicaps EGA».

É importante saber e lembrar-se do seu Handicap EGA, pois este deve ser registado no seu cartão de resultados antes de entregar um «resultado válido». O Handicap Exacto EGA máximo permitido em Portugal é de 36.0 para homens e senhoras.

Obtenção do Handicap EGA

O Handicap EGA inicial é obtido mediante a entrega no seu Clube de 3 cartões de jogo de 18 buracos assinados por outro jogador com Handicap válido ou por um profissional e poderá ser feito em qualquer Campo reconhecido pela Federação para efeitos de Handicap.

Gestão e Manutenção do Handicap EGA

A Gestão do seu Handicap EGA é efectuada pelo seu Clube de Filiação mediante os resultados obtidos pelos seguintes meios:

  • Torneios jogados em qualquer Campo, desde que organizações por um Clube com direitos de Gestão de Handicap, nas seguintes modalidades:
    • Medal – Jogo por pancadas;
    • Stableford individual;
    • Bogey, Par;
    • Stableford agregado com resultados individuais.
  • Resultados Válidos.
  • EDS (Extra Day Score) – Os jogadores que não participam em Torneios ou aqueles que querem entregar mais resultados, poderão entregar os resultados válidos, assinados por um jogador de Handicap válido, efetuados em qualquer campo, mas com as seguintes premissas:
    • Deve efectuar um pré-registo de EDS na receção do clube de campo, antes de iniciar a volta.
    • O cartão deve ser enviado posteriormente para o email do ACP acpgolfe@acp.pt
    • Ao limite de 1 cartão por mês

Lembre-se que é obrigatório entregar quatro cartões por cada ano civil, para manter o seu Handicap e de acordo com estas regras.

Consulte ainda

Sistema de handicaps EGA 2012/2016Sistema de handicaps EGA 2012/2016

EGA Handicaps System - English versionEGA Handicaps System - English version