Campo de Golfe

Conceitos básicos a saber

Um campo de golfe pode ser construído em qualquer terreno, desde que o solo seja devidamente preparado, para nele se poder semear relva. Diversos tipos de relva são, semeados nas diversas partes dum buraco de golfe.

Entende-se por Buraco de golfe o terreno que vai desde o ponto de partida da bola (tee) até ao green onde se situa o buraco. O campo, compõe-se geralmente de 9 ou 18 buracos, com comprimentos diferentes uns dos outros, variando o comprimento do somatório dos buracos, entre os 5.500 e os 6.500 metros.

Campo de Golfe

Chamamos Tee ou ponto de partida à área donde o jogador bate a primeira pancada de cada buraco. A bola deve ser colocada entre os dois marcadores fixados no chão e para trás deles até à distância de dois tacos. Habitualmente existem 4 pontos de saída, Brancas para profissionais homens, Amarelas para amadores homens, Azuis para profissionais senhoras e Vermelhas para amadoras senhoras.

Chamamos Fairway a uma zona do buraco que apresenta a relva cortada entre o ponto de partida e o green.

Chamamos Green à zona onde se encontra o buraco, propriamente dito, em que se pretende introduzir a bola. Os greens têm dimensões muito variadas e apresentam-se com a relva cortada muito rente. Regra geral, não são planos, apresentando linhas de níveis que os jogadores têm que saber "ler", para meterem a bola no buraco com o mínimo de pancadas. Em princípio, não se deverá fazer, uma vez a bola no green, mais que duas pancadas.

Fazendo ainda parte do buraco e constituindo-se como obstáculos, o jogador terá que ultrapassar, lagos, bunkers – zonas côncavas, regra geral profundas, com areia - regueiras e riachos.

Campo de Golfe

A todo o terreno que circunda o fairway e o green chamamos "rough", por a relva que nele se encontra não ser tão cortada como nas duas outras zonas ou por possuir outro tipo de vegetação ou simples ausência desta.

Por último, temos o Buraco (hole), considerado o alvo, o objectivo do jogador. Este pode ser feito em qualquer parte do green e pode mudar periodicamente. Tem um diâmetro de 10,79 cm (4 1/4 polegadas). No buraco é colocada uma bandeira para permitir ao jogador estimar a distância a que se encontra, a cada momento, do buraco.

Um buraco pode ser dito de par 3, 4 ou 5. Entende-se por par do buraco, o número de pancadas necessárias, para um bom jogador concluir esse mesmo buraco. O par de cada buraco é determinado tendo em conta a sua distância e não o seu grau de dificuldade, tendo em conta que depois de chegar ao green são necessárias duas pancadas. Outras expressões como sejam birdie e eagle significam, respectivamente: qualquer buraco completado uma pancada abaixo do par, é denominado Birdie; um buraco jogado duas pancadas abaixo do par, é um denominado Eagle.